Experiências interdisciplinares e manutenção de vínculos em tempos de pandemia : práticas pedagógicas para permanência dos discentes da EJA-EPT no IFRJ ( Campus Duque de Caxias)

  • Autor
  • Fernanda Paixão de Souza Gouveia
  • Co-autores
  • Emanuele Nunes de Lima Figueiredo Jorge
  • Resumo
  • Os inúmeros desafios que constituem as experiências históricas da EJA por si só já exigem de seus educadores ações de cuidado e práticas pedagógicas que acolham os sujeitos desta modalidade e suas demandas por conhecimento e aprendizagem. Nas condições atuais de pandemia por COVID-19 essas exigências se potencializam, assim como se asseveram as condições de vida de sujeitos exploradas pelo trabalho e pela precarização da vida social. Atentos a tal realidade e dos riscos de evasão escolar, a coordenação técnica do Curso de Manutenção e Suporte em Informática - PROEJA  atrelado ao trabalho pedagógico do Campus Duque de Caxias, antecipou práticas de aproximação com seus estudantes desde o início do distanciamento social. Estas ações envolveram encontros virtuais síncronos semanais, com temáticas interdisciplinares, preocupados com o contexto de saúde pública atual e social, bem como comprometidos com os princípios da ciência e da produção de seu saber. A exemplo, citamos algumas das experiências temáticas: Epidemias e pandemias na História, Fake News e Negacionismo Científico e Mulheres na Matemática. Nessas experiências, vivenciamos o entrelaçamento e diálogo de várias áreas do saber. Mesmo cientes dos limites do acesso digital entre parte significativa de nossos educandos, tentamos superar estabelecendo outras formas de interação e produção de conteúdo, especialmente pela utilização do WhatsApp. Entendemos que estas  práticas interdisciplinares nos aproximam destes sujeitos e colocam à instituição em disponibilidade, mantendo os vínculos em tempos tão solitários, fazendo-os permanecer e colocando no centro do debate o conhecimento vivo, interdisciplinar e científico. Somos parte de um todo.

     

  • Palavras-chave
  • Práticas interdisciplinares e Ciência, Permanências dos Estudantes da EJA-EPT, Manutenção de Vínculos na Pandemia
  • Área Temática
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL