O Perfil dos Estudantes da EJA: uma revisão bibliográfica acerca deste tema

  • Autor
  • Elizonildo Ferreira dos Reis
  • Co-autores
  • Soraia Viegas Silva , Danielma dos Santos Moreira , Denílson Barbosa dos Santos
  • Resumo
  • A Educação de Jovens e Adultos ao longo de sua trajetória histórica tem sido marcada por desafios, sendo caracterizada por sucessivos e até mesmo simultâneos programas de iniciativas de ordem filantrópica, privada e pública e, paralelamente a isso, luta de movimentos populares em defesa da EJA culminou em 1996 com o seu reconhecimento como modalidade de ensino da Educação Básica. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo traçar o perfil dos estudantes da EJA e identificar na literatura o que se tem produzido sobre o perfil dos estudantes da EJA. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa tem caráter teórico, pois conforme Demo (2000, p. 20), a pesquisa teórica é "[...] dedicada a reconstruir teoria, conceitos, idéias (sic.), ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos". O aporte teórico está fundamentado em autores como (SILVA; 2017; SANTOS, 2016; ARROYO, 2005; DIAS, 2005; MEDEIROS, 2005; ANDRADE, 2004; OLIVEIRA, 1999; FREIRE, 1987; PAIVA, 1983; BRASIL, 2008; 2002; 2001; 1996). Os resultados são reveladores de que o perfil dos estudantes da EJA são sujeitos socioculturais, de baixa renda, marcados pela exclusão social, possuem uma diversidade de saberes e experiências, são trabalhadores; possuem baixa autoestima; são pragmáticos; não se reconhecem como alunos da escola que não pensada para eles; sofrem com a negação do espaço escolar como um direito; que precisam ser visto para além da faixa etária e principalmente pela pessoa humana escondida por trás da figura aluno da EJA; aprendem ao longo da vida.

  • Palavras-chave
  • Educação de Jovens e Adultos, Estudantes da EJA, Trajetória de vida e escolar
  • Área Temática
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL