Neste trabalho, apresentamos parte de nossas experiências formativas vivenvciadas na disciplina Educação de Jovens e Adultos do Curso de Química Licenciatura, ministrada em 2020, no IFMA Campus Codó, objetivando analisar o processo de construção histórica da EJA como modalidade de ensino no Brasil e sua interface com a formação docente. Realizou-se pesquisa documental em leis e documentos oficiais que dão base legal a EJA como a constituição federal, leis, diretrizes educacionais e proposta pedagógica (BRASIL, 1988; 1996; 2000; 2002; 2008; 2009) e pesquisa bibliográfica com foco em autores que discutem a EJA como modalidade de ensino, como um direito e não como uma ação filatrópica e sua interface com a formação docente (SANTOS, 2016; SAMPAIO, 2009; ARROYO; 2005; DI PIERRO, 2003;2005; MEDEIROS, 2005; OLIVEIRA, 2004; GADOTTI; ROMÃO, 1995). Constatou-se, que a formação dos seus docentes ao longo do tempo foi negligencida pelo Poder Público e pelas instituições formadoras de professores, a partir dos anos 2000 começam iniciativas pontuais de oferta de cursos de especialização em EJA. Hoje todos os cursos de formação de professores do IFMA é ofertada a disciplina de EJA como componente curricular obrigatório. Entretanto, registra-se que esse porcesso não ocorreu de forma espontânea e rapidadamente, ao contrário, resultou da luta de movimentos populares, a exemplo, da luta travada por Paulo Freire e outros defensores da EJA no âmbito da educação popular e endossada pelos fóruns da EJA espalhados pelo Brasil e pressões de organismos internacionais e conferências internacionais que trataram da educação de jovens e adultos.
O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.
Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.
Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.
ATENÇÃO!
A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.
Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.
Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.
A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.
Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.
Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.
Comissão Organizadora
Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO
Adriana Thiara de Oliveira Silva
Marciana Barros Correia de Souza
Comissão Científica
Ana Cristina Limeira
Ana Lúcia Sarmento Henrique
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
Antonio Marcos da Conceição Uchoa
Avelino Aldo de Lima Neto
Bianca Santos Bento da Silva
Bárbara Alessandra Alves Mendonça
Camila Coelho Silva
Clisivania Duarte de Souza
Crislaine Cassiano Drago
Fabiana Teixeira Marcelino
Francinaide de Lima Silva Nascimento
Greicimara Vogt Ferrari
Ilane Ferreira Cavalcante.
Ivoneide Bezerra de Araujo Santos
João Kaio Cavalcante de Moraes
Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo
Maria Aparecida da Silva Ferreira
Mariglei Severo Maraschin
Marilson Donizetti Silvino
Marisilvia Santos
Marília Gonçalves Borges Silveira
Patricia Carla de Macedo Chagas
Patricia da Silveira
ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA
Thalita Cunha Motta
Thalita Cunha Motta
I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL
II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL