Espaços de escuta dos(as) educandos(as) do Proeja no Ifes

  • Autor
  • Patrícia Helmer Falcão
  • Co-autores
  • Maria José de Resende Ferreira
  • Resumo
  •  

    Analisamos o protagonismo dos(as) estudantes do Proeja em ações pedagógicas que envolvem o seu processo formativo no Ifes Campus Vitória.  Tomamos como delineamento metodológico as orientações da pesquisa documental (CELLARD, 2008). Com esse direcionamento, realizamos estudos das produções dos(as) autores(as) do campo de estudos Trabalho e Educação e da EJA e das normatizações a respeito do Programa. Na sequência, nos detivemos no acervo documental constituído pelas atas das reuniões do Proeja e  as anotações do diários de campo de uma professora. A partir dessas fontes documentais, nossos olhares pautarem-se nos tensionamentos entre os documentos normativos da política na Rede Federal e nas experiências dos(as) docentes,  comprometidos(as) tanto com a defesa do Programa que reafirma o direito à educação pública e de qualidade socialmente reconhecida para os(as) sujeitos(as) da  EJA; quanto do protagonismo desses(as) educandos(as) no seus percursos de escolarização no Campus. Ainda que de forma preliminar, depreendemos dessas análises que o protagonismo dos(as) estudantes foi garantido pela Coordenadoria do Proeja no movimento da revisão das propostas pedagógicas dos cursos e que, ainda hoje, se fazem  presente na organização e na produção dos seminários semestrais de Filosofia e Sociologia. Outra ação que envolve todos(as) discentes  do Programa é a participação proativa nas reuniões pedagógicas, o que  diferencia das reuniões de outros cursos na instituição. Essas ações protagonizadas pelos(as) educandos(as) têm ressignificado esses espaços educativos ao garantir a escuta e o diálogo, numa perspectiva freiriana, com o intuito de construir com eles(as) uma gestão democrática no Campus Vitória.

     

  • Palavras-chave
  • Protagonismo. Proeja. Diálogos.
  • Área Temática
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL