Partindo do que dizem educadores concluintes que optaram pela ênfase em gestão no Curso de Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à EJA, ofertado na modalidade de Educação a Distância pelo IFRN, em uma experiência pioneira, em 26 polos no Brasil, no período de 2019 a 2020, neste trabalho, temos por objetivo analisar possíveis contribuições desse curso para a implementação, manutenção ou avaliação de propostas de gestão democrática nas escolas. Neste estudo, recortamos de trinta e sete memoriais analisados alguns dizeres de alunos dos polos de UFERSA/Mossoró; IFBA/Salvador; IFSul-rio-grandense/Pelotas; IFRJ/Niterói. Trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa descritiva (BARROS; LEHFELD, 2007), cujos dados serão analisados em uma abordagem qualitativa. A pesquisa apoia-se nos fundamentos teóricos e epistemológicos de uma proposta de formação docente ancorada em uma concepção de educação crítica e libertadora (FREIRE, 1982; 1996; 2011; FREIRE; SHOR, 1986; GIROUX, 1997; 1999; MCLAREN, 2000; 2001; KINCHELOE, 1997). Além disso, ancora-se em estudos que tematizam a gestão democrática (ROMÃO; GADOTTI, 2003; LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2005). Os resultados preliminares da pesquisa apontam que o curso ofereceu contribuições em três grandes dimensões: gestão democrática; práticas pedagógicas com experiências inovadoras e formação de professores. Esta dimensão formativa ganha destaque na voz dos educadores que apontam ser a formação docente um elemento imprescindível para impulsionar a gestão democrática nas escolas tanto naquilo que diz respeito às práticas pedagógicas quanto na condução de formas de estimular a participação da comunidade na tomada de decisões da escola.
O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.
Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.
Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.
ATENÇÃO!
A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.
Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.
Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.
A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.
Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.
Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.
Comissão Organizadora
Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO
Adriana Thiara de Oliveira Silva
Marciana Barros Correia de Souza
Comissão Científica
Ana Cristina Limeira
Ana Lúcia Sarmento Henrique
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
Antonio Marcos da Conceição Uchoa
Avelino Aldo de Lima Neto
Bianca Santos Bento da Silva
Bárbara Alessandra Alves Mendonça
Camila Coelho Silva
Clisivania Duarte de Souza
Crislaine Cassiano Drago
Fabiana Teixeira Marcelino
Francinaide de Lima Silva Nascimento
Greicimara Vogt Ferrari
Ilane Ferreira Cavalcante.
Ivoneide Bezerra de Araujo Santos
João Kaio Cavalcante de Moraes
Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo
Maria Aparecida da Silva Ferreira
Mariglei Severo Maraschin
Marilson Donizetti Silvino
Marisilvia Santos
Marília Gonçalves Borges Silveira
Patricia Carla de Macedo Chagas
Patricia da Silveira
ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA
Thalita Cunha Motta
Thalita Cunha Motta
I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL
II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL