ESTUDANTES QUE PERMANECERAM NO PROEJA DO CAMPUS MARECHAL DEODORO: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E TRAJETOS (CENÁRIO 2011 – 2019)

  • Autor
  • Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes
  • Co-autores
  • Marília Manuela Mendes Alves , Anderson campos Bezerra , Jackson Filipe da Silva Santos
  • Resumo
  •            Os estudos de permanência escolar foca o positivo, o que de positivo encontra-se nos docentes, discentes, coordenações, direção, na estrutura e nas práticas pedagógicas aplicadas ao ensino-aprendizagem.

               Neste âmbito, esta pesquisa teve como objetivo identificar os motivos que contribuíram com a permanência dos estudantes do PROEJA até a conclusão do curso, onde estão os egressos e o que fazem atualmente.

               Trata-se de um estudo Qualiquantitativo, com dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, com uma amostra de 27 egressos, das turmas iniciadas no período de 2011–2015 do Curso Técnico em Cozinha, ofertado pelo Ifal, campus Marechal Deodoro.

               Os resultados encontrados revelaram que dos 174 alunos matriculados, apenas 63 (36,20%) concluíram o curso, que a faixa etária de maior prevalência está entre 31 e 39 anos de idade, os solteiros são a maioria e na etnia a cor parda prevaleceu. Os motivos para a permanência até o final do curso mais citados foram: vontade de vencer na vida, sonho de concluir o ensino médio, o diferencial do Ifal com o apoio dos professores, ter conhecimento, alimentação na escola, a bolsa Proeja, as visitas técnicas realizadas, aulas práticas, laboratório, as viagens de estudo, eventos, palestras, projeto de extensão, projeto de pesquisa, auxílios para todos. Os estudantes ainda opinaram nas ações que o Ifal poderia implementar para que mais estudantes permanecessem sem interrupções até o final do curso e avaliaram a importância de terem estudado na Instituição como fator determinante nos caminhos pós Ifal.

  • Palavras-chave
  • Permanência escolar, êxito escolar, egressos
  • Área Temática
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
Voltar

O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL