Matemática e Produção de Vídeos: possibilidades para estudantes da EJA em tempos de pandemia

  • Autor
  • Fabrícia Nicomedes de Souza
  • Co-autores
  • Jessica Passos Barreira , Eduardo dos Santos de Oliveira Braga
  • Resumo
  • A pandemia do coronavírus afetou diretamente o atendimento aos estudantes. Com isso, fomos desafiados a refletir sobre possibilidades de construção de materiais didáticos que aproxime a matemática e os jovens e adultos como forma de mantê-los conectados aos estudos. Assim, este resumo apresenta o trabalho de duas monitoras de matemática – orientadas pelo professor de matemática – as quais são alunas do curso Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade EJA, IFRJ/CDUC, na produção de vídeos para o canal do Youtube "Monitoria de Matemática IFRJ/CDUC”, no primeiro semestre de 2020. O canal existe desde 2019, entretanto, passou por uma transformação após o início do isolamento social, passando articular os vídeos com questões sociocientíficas (coronavírus e função exponencial), com o ENEM (funções, gráficos…) e com curiosidades matemáticas, artes e cotidiano (número de ouro, capicua…). Baseado em uma pesquisa qualitativa, utilizamos diferentes procedimentos metodológicos para análise empírica dos dados como o WhatsApp, os relatórios de monitoria e os vídeos produzidos para o canal. Fundamentamo-nos nas fases das tecnologias digitais, na multimodalidade, no constructo seres-humanos-com-mídias e no processo de produção de vídeos. Conclui-se que o canal tem se revelado como potencial agregador entre a matemática e os alunos em tempos de pandemia. Nota-se que as monitoras têm mergulhado no universo da produção de vídeos para, através do canal, estimular os estudantes a se aproximarem da matemática, dado que a maioria deles estavam longe do ambiente acadêmico devido ao direito de acesso e permanência à educação que historicamente foi negado ao público da EJA.

  • Palavras-chave
  • Produção de Vídeos; Matemática; Educação de Jovens e Adultos.
  • Área Temática
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL