REINVENTANDO E INCLUINDO: AS MÍDIAS E AS REDES SOCIAIS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA EJA EM TEMPO DE PANDEMIA

  • Autor
  • CLAUDIA FIRMINO PEREIRA
  • Co-autores
  • JOSELMA BARBOSA FERREIRA
  • Resumo
  • RESUMO

    Durante séculos a sociedade atribuía total responsabilidade da formação intelectual do sujeito a escola, por ela ser detentora do conhecimento, hoje é notória a influência das mídias e redes sociais na informação e na formação do indivíduo contemporâneo, diante da Pandemia que vivenciamos se faz necessário usufruirmos dessas ferramentas para favorecer o ensino  aprendizagem do aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As mídias e redes sociais já são utilizadas para estudo e pesquisa, porém não tínhamos um olhar preciso da eficiência e da contribuição que teríamos ao utilizarmos essas tecnologias. O COVID-19 trouxe o distanciamento social mudando assim a forma de planejar conteúdos e atividades buscando uma metodologia inovadora para inclusão do público diversificado da EJA com estratégias variadas e acessíveis ao uso da tecnologia através do aparelho celular ou computador. Desenvolvemos um trabalho com uma temática que atendesse a todos os alunos: O Projeto “Um Olhar para Vida” que foi realizado durante o mês de Setembro de maneira Interdisciplinar abordando várias temáticas para conscientização e prevenção do Coronavírus, Setembro Inclusivo, Setembro Amarelo e Setembro Vermelho, com o objetivo de sensibilizar os educandos utilizando suas vivências num aprendizado significativo em prol da saúde e inclusão social, através dos recursos disponíveis: Site da escola, Sala de bate-papo, Plataforma on-line, Whatsaap, Youtube, além do material impresso e ligação telefônica para os alunos que não tem acesso a internet. Inspiramo-nos na metodologia andragógica Freiriana, de caráter libertador e conscientizador, proporcionando autonomia, eliminando preconceitos existentes e exercendo cidadania do público EJA.

  • Palavras-chave
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; PANDEMIA; METODOLOGIA.
  • Área Temática
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL