Identidade, Memórias e Saberes da Culinária Sergipana como componente curricular do curso de hospedagem do IFS

  • Autor
  • Sheila Silva Lisboa
  • Co-autores
  • Jose Espinola da Silva Junior
  • Resumo
  • O livro digital intitulado “Identidade, Memórias e Sabores da Culinária Sergipana” consituti um manual didático que contribui para conservação dos valores socioculturais que reforçam a identidade social do sergipana por meio da culinária típica. Trata-se de um produto educacional vinculado a dissertação “ Identidade Memórias e Sabores da Culinária Sergipana como proposta de componente curricular do curso de hospedagem do IFS”, realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), através do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Foi resultado de um estudo que teve como objetivo principal desenvolver um instrumento metodológico adequado às práticas culinárias aplicadas no âmbito da disciplina Técnicas Operacionais de Alimentos e Bebidas do Curso Técnico de hospedagem na modalidade Proeja, campus Aracaju do IFS. E assim corroborar na formação dos futuros técnicos com conhecimento referente à gastronomia regional como contribuição para formação profissional e social do educando e foi aplicada por meio de práticas gastronômicas como proposta de apresentar o conteúdo de forma mais dinâmica e prazerosa. Para construção do produto foi realizada pesquisa de campo e registros fotográficos, além da revisão bibliográfica e análise de documentos e legislação pertinente, resultou-se em um manual didático com informações e saberes históricos sobre os pratos típicos de Sergipe, e as indicações dos preparos dos mesmos. Os resultados obtidos foram considerados de boa relevância, em virtude da aceitação do que foi proposto, pelos discentes envolvidos. O produto educacional encontra-se hospedado no site do educapes: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569585.

     

  • Palavras-chave
  • Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional e Tecnológica. Patrimônio Cultural Imaterial.
  • Área Temática
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL