Materiais, Técnicas e Práticas Construtivas: relato da disciplina integrada que articula Teoria e Prática, Educação e Trabalho

  • Autor
  • Aline Campelo Blank Freitas
  • Co-autores
  • Bruno Silva do Nascimento
  • Resumo
  • Esse relato refere-se à trajetória dos estudantes na disciplina de Materiais, Técnicas e Práticas Construtivas, ministrada aos alunos do último ano do Curso Técnico em Edificações - EJA, do IFSul - Campus Pelotas. Com o objetivo de superar a fragmentação do conhecimento, essa disciplina, articulando conhecimentos teóricos e práticos, integra conteúdos historicamente ministrados em três diferentes disciplinas. As características diferenciadas do processo seletivo do curso oportuniza o ingresso de alunos com experiência prévia na área da construção civil. A partir disso, as aulas visam explorar os saberes adquiridos em suas vivências no canteiro de obras, corrigindo e aprimorando-os sob uma perspectiva técnica. Tal ação busca a emancipação desses trabalhadores e a formação de futuros dirigentes. A turma é composta por 13 alunos homens, com idades entre 29 e 49 anos, dos quais 9 são trabalhadores da construção civil. Essa heterogeneidade da turma confere, tanto aspectos positivos como negativos ao processo formativo. Dentre os aspectos positivos, destaca-se a cooperação entre os discentes a qual os habilita como sujeitos da transformação. Os alunos mais experientes, auxiliam os colegas em contato com as práticas construtivas pela primeira vez. Entretanto, esses alunos que vivenciam práticas similares em seu cotidiano, por vezes demonstram certa impaciência, negando-se, inclusive, ao aprimoramento de suas técnicas. Outro aspecto negativo, diz respeito às práticas machistas, ainda comuns nos canteiro de obras, dos discentes com relação à professora da disciplina, percebido na hesitação e desconforto quando os ensinamentos de cunho técnico-prático são proferidos através de uma voz feminina.

  • Palavras-chave
  • Integração de disciplinas, Articulação teoria e prática, Educação e Trabalho
  • Área Temática
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
Voltar

O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL