O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DO MEMORIAL DE FORMAÇÃO: ALGUNS DIZERES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO

  • Autor
  • Ivoneide Bezerra de Araújo Santos-Marques
  • Co-autores
  • Otávio Augusto de Araújo Tavares , Maria das Graças Baracho
  • Resumo
  • Este trabalho tem por objetivo discutir resultados de pesquisa realizada com alunos do Curso de Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Nesta comunicação, dessa experiência de formação continuada oferecida a professores, gestores e técnicos educacionais que atuam na EJA ou no PROEJA recortamos alguns aspectos investigados no componente curricular Produção Científica Aplicada ao Trabalho de Conclusão de Curso e analisamos dados gerados por um instrumento de avaliação aplicado junto aos orientandos em processo de escritura do memorial de formação. O trabalho ancora-se nos pressupostos teóricos da Pedagogia Crítica (FREIRE, 1982; 1996; FREIRE; SHOR, 1986; GIROUX, 1997; 1999; MCLAREN, 2000; 2001; KINCHELOE, 1997) e dos Estudos de Letramento (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995; 2006; SANTOS MARQUES, 2016). Metodologicamente, o estudo configura-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados serão analisados em uma abordagem interpretativista (MINAYO, 2001; CELANI, 2005). Os resultados apontam que, assumir uma concepção de educação crítica e libertadora que se desenvolve na prática social, para ampliar o letramento dos alunos, mediante sua imersão no processo de produção do gênero discursivo memorial de formação, pode oportunizar a vivência da escrita no contexto acadêmico em uma abordagem dialética, em que aprender a escrever é aprender a pensar. Assim, a escrita dos educadores configura-se como uma epistemologia, um modo de aprender a agir, usando esse gênero como instrumento para a ação social na esfera acadêmica.

  • Palavras-chave
  • Formação docente, Letramento acadêmico, Memorial de formação.
  • Área Temática
  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL