AÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM VIVENCIADAS NO DECORRER DA PANDEMIA NO CONTEXTO DA EJA-EPT NO CTISM-UFSM

  • Autor
  • Shirley Bernardes Winter
  • Co-autores
  • Mariglei Severo Maraschin , Cesar Augusto Robaina Filho , Leandro Lampe
  • Resumo
  •  

    Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência referente a algumas ações de ensino e aprendizagem vivenciadas no decorrer da Pandemia no contexto da EJA-EPT junto ao curso de Eletromecânica ofertado pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM-UFSM). Busca também compartilhar algumas práticas pedagógicas e ferramentas digitais utilizadas pelos professores.  Por meio de uma revisão bibliográfica sistemática fundamentada por uma abordagem dialética, tomando-se como base teórica autores como Marx, Saviani, Arroyo, dentre outros. No relato serão apresentados alguns conceitos relevantes sobre a vivência da pandemia, através de uma entrevista realizada com duas professoras do curso e de ações de ensino e aprendizagem promovidas pela gestão e por meio do projeto de apoio pedagógico, desenvolvido no colégio. Neste relato são apresentadas também algumas situações reais que os trabalhadores/estudantes do PROEJA enfrentaram nesse período. Conclui-se que tanto na vivência da pandemia como no dia-a-dia dos cursos de EJA EPT é preciso criar estratégias contínuas de acesso, permanência e êxito dos estudantes. O acompanhamento individual, ações conjuntas entre professores e gestão e assistência estudantil são fundamentais no desenvolvimento do curso. Percebe-se que são necessárias reflexões que possam colaborar com o debate sobre as ações de ensino e aprendizagem desenvolvidas de forma remota junto à política de EJA EPT.

     

  • Palavras-chave
  • EJA-EPT, Práticas Pedagógicas, Pandemia
  • Área Temática
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL