A gente não quer só bolsa-auxílio, a gente quer aprender, ser visível e protagonista da nossa história

  • Autor
  • Albertina Maria Batista de Sousa da Silva
  • Co-autores
  • Daysi Lucidi Gomes de Farias , Marcelo Silva Bastos
  • Resumo
  • O objetivo é contar um pouco da trajetória dos estudantes da educação básica integrada à educação profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no curso de Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, com o ensino de Matemática. Participaram da pesquisa 26 estudantes dos 5º e 6º períodos de três campi. À escolha deu-se, porque as disciplinas de Matemática são ofertadas, de acordo com a matriz do curso, até o 4º período. Desta forma, os estudantes teriam condições de responder aos questionamentos da pesquisa. Os questionários criados no Googleforms contaram com questões fechadas e abertas, tratadas pelo software CHIC - Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva, ao organizar os dados resultantes a partir das variáveis essenciais e complementares. Para validar esses dados, grupos focais confirmaram e acresceram informações. As trancrições das narrativas, com suporte do software Iramuteq, produziram categorias emergentes analisadas à luz da Teoria das Representações sociais nas abordagens de Serge Moscovici e Denise Jodelet. Ao investigar o que pensam e como mobilizam os saberes dos conteúdos matemáticos para a formação profissional, revelaram-se crenças, ideias, opiniões, saberes, experiências e desabores. Conceitos, condições de formação e estatuto epistemológico do significado do objeto, conteúdos matemáticos, destacaram representações sociais dos estudantes acerca dos conteúdos matemáticos, decorrentes do senso comum, da realidade e da interação no grupo social. São elas: complexidade, dificuldades, inadequação, insuficiência, liberdade, essência e sonhos. Práticas educativas, relacionamento interpessoal, currículo integrado e formação de professores (as) emergiram como categorias que merecem atenção na EJA.

  • Palavras-chave
  • EJA, Ensino de Matemática, Representações Sociais
  • Área Temática
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL