DOCUMENTÁRIO NARRATIVAS DOS SUJEITOS DO PROEJA DO CURSO SECRETARIADO DO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRES

  • Autor
  • Ruti Angela Barbosa Oliveira
  • Co-autores
  • Patrícia Mendes Calixto
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho constitui-se como Produto Educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado ProfEPT, com o objetivo de promover a motivação de estudantes da modalidade Proeja em relação à permanência na escola, bem como aumentar a autoestima destes educandos. Nessa produção, estudantes egressos narram seus percursos de vida e contam histórias sobre seus relacionamentos com a escola, apresentam desafios que envolvem o processo da formação escolar e revelam suportes e apoios encontrados dentro e fora da escola para concluir o ensino médio. O Documentário foi desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com egressos do Curso Técnico Secretariado do IFSul Câmpus Venâncio Aires. Para a sua elaboração, além de buscar-se referências em Nichols (2012) e Ramos (2013), também teve-se acesso ao material didático “Metodologia em Animação de Produção Audiovisual (2015)”, de Carolline Dall´Agnol. Para a elaboração do roteiro, etapa anterior às filmagens, foi utilizada uma adaptação do modelo de roteiro “Espelho de 5 colunas”. Para o processo de edição, foi utilizado o programa editor de vídeo Adobe Premiere Pro 2019. A trilha sonora utilizada em toda a produção foi a música “Upbeat Party”. Segundo avaliação realizada através de questionário encaminhado aos docentes que atuam no curso, o Documentário se configura como: ferramenta motivacional; recurso de valorização das conquistas do público do Proeja; utilização como vídeo institucional. Também aponta fatores que contribuem para a permanência escolar: Assistência Estudantil; acolhimento e apoio dos professores; e a construção de laços de amizade com a turma. Para assistir ao Documentário, acesse: https://youtu.be/zUmkMOBWh8I.

     

  • Palavras-chave
  • Documentário, Motivação, Proeja.
  • Área Temática
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
Voltar

O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL