O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EJA: UMA REALIDADE NO CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19

  • Autor
  • Renata Fleury Curado Roriz
  • Co-autores
  • Poliana Cristina Mendonça Freire
  • Resumo
  •  

    Este relato propõe reflexão acerca do contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE) devido à  pandemia da COVID-19, conforme Resolução/IFG nº 20 de 30 de junho de 2020. Realizou-se  um comparativo entre dois projetos pedagógicos do curso técnico em cozinha, modalidade de  Educação de Jovens e Adultos (EJA). A versão atual contempla 20% da carga horária total  ofertada em Educação à Distância (EaD), de disciplinas temáticas, como História da  Alimentação e Restauração. Nos encontros iniciais, antes da pandemia, com a apresentação  do plano de ensino da referida disciplina e a partir de depoimentos dos alunos, percebeu-se  que os mesmos estavam ansiosos e receosos em relação a parte EaD. Com o ERE, houve a  transposição dos planos das disciplinas para uma plataforma virtual e nesse primeiro contato  com os alunos, diante de seus relatos, notou-se novamente receio, acrescido aos sentimentos  de medo e insegurança, entretanto, observou-se a vontade e dedicação em experenciar o  ambiente virtual de forma mais efetiva, em comparação de quando foi apresentado o ensino  híbrido. Infere-se que tal fato ocorreu, devido a interação com coordenação e colegiado do  curso, buscando tornar esse novo ambiente mais amistoso e minimizar as dificuldades de  acesso e uso dessas tecnologias, através de planejamento constante, padronização das salas  virtuais e encontros on line. Por ser uma constatação inicial, pretende-se dar continuidade ao  acompanhamento da turma até o término do semestre, a partir dos relatórios da plataforma e  entrevistas. O ERE na EJA é uma realidade, mas ainda com muitos desafios para todos  envolvidos.

  • Palavras-chave
  • Ensino Remoto Emergencial, Educação de Jovens e Adultos, processo de ensino-aprendizagem
  • Área Temática
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL