ENTRE A EXISTÊNCIA E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO: UM ESTUDO SOCIOCOGNITIVO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE MULHERES ESTUDANTES DA EJA DO IFRJ/CAMPUS RIO DE JANEIRO

  • Autor
  • Patricia Teles Alvaro Salgado
  • Co-autores
  • Erica Sousa de Almeida , Marilia Pereira de Jesus
  • Resumo
  • Muitos são os fatores que dificultam o ingresso, a permanência e a conclusão de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista as demandas específicas desse grupo de estudantes. Nesse cenário, nossa pesquisa debruça-se sobre os impactos da violência da exclusão da mulher na sua socioinclusão escolar. Analisamos os modelos cognitivos-culturais relativos à identidade da mulher, evidenciados em narrativas autobiográficas de alunas da EJA. Objetiva-se investigar a influência do Sistema de Crenças da Cultura de Exclusão (SCCE) nas autorrepresentações linguísticas e cognitivas de mulheres estudantes da EJA e como ocorre a interferência no processo de inclusão e de permanência socioescolar. Para isso, analisamos as narrativas biográficas das estudantes do Curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)/Campus Rio de Janeiro, nas quais as relatantes discorrem sobre as dificuldades e os enfrentamentos que vivenciaram para retornar à escola, permanecer e dar continuidade à conclusão acadêmica. A pesquisa segue uma metodologia qualitativa e será utilizado o arcabouço teórico-epistemológico de cunho multidisciplinar, em que pressupostos da Linguística Cognitiva dialogam com estudos da Neurociência, da Sociologia e do Direito. Desse modo, estudamos as metáforas cognitivo-culturais e percebemos, nas manifestações narrativas, três instanciações da autorrepresentação mental de “ser mulher”: (i) modelo doméstico-cerceado, que introjeta o estereótipo comportamental alicerçado no padrão histórico-cultural do patriarcado; (ii) modelo de afirmação conflitante, com o SCCE do padrão do patriarcado e (iii) modelo de autonomia-emancipatória, descontruindo as bases do SCCE no resgate do seu pertencimento identitário.

  • Palavras-chave
  • EJA-EPT, Linguística Cognitiva, Inclusão socioescolar de mulheres.
  • Área Temática
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL