Metodologias ativas na EJA-EPT: uma possibilidade a luz dos conhecimentos tácitos para o aprendizado de matemática

  • Autor
  • Claudio Mendes Dias
  • Co-autores
  • Daniel Guilherme Gomes Sasaki
  • Resumo
  •  

    A Educação de Jovens e Adultos, por meio dos seus documentos legais, tem se mostrado ao longo dos anos, como uma modalidade que necessita, não só, cumprir o seu papel equalizador e restaurador, vinculado a participação, reinserção na vida social e no mundo do trabalho, com vistas à equidade no exercício da cidadania, como também, desenvolver as habilidades e competências necessárias para que os mesmos possam ser reconhecer como cidadã(o) capazes de prover um sentimento de pertencimento (atuante e transformador) no que se refere às relações que um mundo moderno, tecnológico e dinâmico cada vez mais nos é exigido. O trabalho que se segue, relata, como objetivo principal, o emprego da metodologia de aprendizagem ativa, Peer Instruction, a partir dos conhecimentos escolares e não escolares que os alunos do PROEJA do Colégio Pedro II, Campus Centro, trouxeram. Ao longo de um semestre de 2019, trabalhou-se sob um olhar colaborativo, de tal forma, que os materiais confeccionados para auxiliar no trabalho com o método, estivessem ajustados a esses conhecimentos tácitos e as suas realidades de vida. Em uma perspectiva teórica pautada na colaboração, segundo Dias (2001) e Hargrove (2006), é possível encorajá-los a trabalhar na construção das aprendizagens, do conhecimento e nas tomadas de decisões. Para tanto, utilizou-se como meio dessa construção, os conhecimentos, como: desenho, obra, contabilidade, atendimento, etc. obtidos através de uma conversa informal nos primeiros dias. Como resultado, o trabalho melhorou a relação entre os mesmos, além de contribuir na compreensão dos fazeres e no raciocínio matemático.

     

     

  • Palavras-chave
  • Matemática, PROEJA, Metodologias Ativas.
  • Área Temática
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL