AULAS CONCEITUAIS DE PREPAROS EM GASTRONOMIA COMO FORMA DE ENRIQUECIMENTO PEDAGÓGICO NO CURSO DE EJA EM COZINHA

  • Autor
  • ALCYR ALVES VIANA NETO
  • Resumo
  •  

    Este trabalho objetivou dentro do processo do ensino remoto no IFG, disponibilizar videoaulas conceituais na gastronomia, gravadas por este professor/pesquisador e disponibilizadas na plataforma do youtube, a fim de ajudar os alunos a compreenderem melhor as técnicas e métodos em diversas preparações gastronômicas e como introdução (aulas assíncronas que podem ser assistidas em qualquer momento) as aulas síncronas que acontecem ao vivo.  Utilizou-se a pesquisa qualitativa e descritiva, através do relato de experiência neste trabalho. O porquê de não usar apenas vídeos disponíveis em diversas plataformas digitais, visou não cometer erros de empobrecer as práticas pedagógicas, passando para as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCI), o papel de protagonista do processo de ensino aprendizagem, o que comungo com Nóvoa (1999). Desta forma, este professor/pesquisador procurou nestas videoaulas, preocupar-se didaticamente e dentro de sequências pedagógicas adequadas aos alunos da EJA, o que muitos vídeos já postados na internet não contemplam. Portanto, o uso adequado das TDCI dentro de uma abordagem sócio-técnica, onde há uma interação entre sujeito e objeto técnico, pode ser de grande relevância na prática pedagógica. O que não se pode, é deixar ser moldado pelas peculiaridades e funcionalidades técnicas dos quais fazem uso (PEIXOTO, 2011). A conclusão deste trabalho, é que esta metodologia de ensino adotada neste momento de pandemia, facilitou no processo de aprendizagem, pois o contato com o conteúdo anteriormente a aula síncrona (ao vivo), contribuiu para que os alunos pudessem ter uma participação mais efetiva e fundamentada, o que foi observado durante as aulas.

     

  • Palavras-chave
  • Youtube. TDCI. EJA.
  • Área Temática
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL