Ações de Permanência e Êxito no contexto do Programa Conectividade Internet e Material Didático do Curso Técnico Integrado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do (IFG-Câmpus Goiânia)

  • Autor
  • GLEICE ALVES DE SOUSA
  • Co-autores
  • Gisélia Lima Carvalho , Monica Graziella De Paolis Bartholo , Janaína Karla Melo de Sousa Lima
  • Resumo
  •  

    O Ensino Remoto Emergencial no IFG tem representado um desafio extra a todos os envolvidos na Educação de Jovens e Adultos. A consciência sobre as especificidades do público e dos impactos da falta do acesso à tecnologia repercutem no processo de ensino-aprendizagem e ampliaram as preocupações com o abandono escolar. Objetiva-se apresentar as ações implementadas e ainda em andamento no curso Técnico Integrado em Cozinha, Desenvolvimento de Sistemas e Transporte Rodoviário (Câmpus Goiânia) para diminuir a evasão e assegurar menores perdas para a formação dos discentes. Na esfera da instituição, a Instrução Normativa 07/2020, que regulamenta a implantação do Sistema de Ensino Emergencial durante o período de enfrentamento da Pandemia da COVID 19, atende todas modalidades de ensino e assimilou os desafios e a importância da  Educação de Jovens e Adultos, contemplando as suas especificidades. No âmbito do Câmpus, os editais Nº09 e 10/IFG/Campus Goiânia dos “Programas Permanência - Conectividade Internet e Apoio Didático Pedagógico”, para estudantes vulneráveis, sem acesso à internet e ao computador. Programa destinado a fornecer bolsa para custear a contratação de internet e a emprestar computadores da instituição para os alunos acompanharem as aulas. No edital Apoio Didático Pedagógico tiveram 317 inscritos sendo 97 alunos da EJA, representando mais de 30% da modalidade participante no edital. Edital Conectividade Internet tivemos 384 inscritos e 112 da EJA. Para a inscrição dos alunos nesses editais foi fundamental o apoio dos coordenadores de curso, Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) e Coordenação de Apoio Estudantil (CAE). 

  • Palavras-chave
  • Acesso, Permanência e Êxito na EJA - EPT
  • Área Temática
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL