O Ensino Remoto Emergencial no IFG tem representado um desafio extra a todos os envolvidos na Educação de Jovens e Adultos. A consciência sobre as especificidades do público e dos impactos da falta do acesso à tecnologia repercutem no processo de ensino-aprendizagem e ampliaram as preocupações com o abandono escolar. Objetiva-se apresentar as ações implementadas e ainda em andamento no curso Técnico Integrado em Cozinha, Desenvolvimento de Sistemas e Transporte Rodoviário (Câmpus Goiânia) para diminuir a evasão e assegurar menores perdas para a formação dos discentes. Na esfera da instituição, a Instrução Normativa 07/2020, que regulamenta a implantação do Sistema de Ensino Emergencial durante o período de enfrentamento da Pandemia da COVID 19, atende todas modalidades de ensino e assimilou os desafios e a importância da Educação de Jovens e Adultos, contemplando as suas especificidades. No âmbito do Câmpus, os editais Nº09 e 10/IFG/Campus Goiânia dos “Programas Permanência - Conectividade Internet e Apoio Didático Pedagógico”, para estudantes vulneráveis, sem acesso à internet e ao computador. Programa destinado a fornecer bolsa para custear a contratação de internet e a emprestar computadores da instituição para os alunos acompanharem as aulas. No edital Apoio Didático Pedagógico tiveram 317 inscritos sendo 97 alunos da EJA, representando mais de 30% da modalidade participante no edital. Edital Conectividade Internet tivemos 384 inscritos e 112 da EJA. Para a inscrição dos alunos nesses editais foi fundamental o apoio dos coordenadores de curso, Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) e Coordenação de Apoio Estudantil (CAE).
O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.
Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.
Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.
ATENÇÃO!
A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.
Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.
Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.
A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.
Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.
Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.
Comissão Organizadora
Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO
Adriana Thiara de Oliveira Silva
Marciana Barros Correia de Souza
Comissão Científica
Ana Cristina Limeira
Ana Lúcia Sarmento Henrique
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
Antonio Marcos da Conceição Uchoa
Avelino Aldo de Lima Neto
Bianca Santos Bento da Silva
Bárbara Alessandra Alves Mendonça
Camila Coelho Silva
Clisivania Duarte de Souza
Crislaine Cassiano Drago
Fabiana Teixeira Marcelino
Francinaide de Lima Silva Nascimento
Greicimara Vogt Ferrari
Ilane Ferreira Cavalcante.
Ivoneide Bezerra de Araujo Santos
João Kaio Cavalcante de Moraes
Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo
Maria Aparecida da Silva Ferreira
Mariglei Severo Maraschin
Marilson Donizetti Silvino
Marisilvia Santos
Marília Gonçalves Borges Silveira
Patricia Carla de Macedo Chagas
Patricia da Silveira
ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA
Thalita Cunha Motta
Thalita Cunha Motta
I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL
II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL