Ações de permanência e êxito no contexto da pandemia e à luz do Projeto Saberes para os alunos do Curso Técnico Integrado em Cozinha (IFG)

  • Autor
  • Gleice Alves de Sousa
  • Co-autores
  • Gisélia Lima Carvalho , Janaína Karla Melo de Sousa Lima
  • Resumo
  • Com a suspensão das aulas presenciais no Instituto Federal de Goiás - IFG - Câmpus Goiânia em março de 2020, devido à pandemia de COVID-19, foi traçado um plano de ação, via Projeto Saberes, para os cursos do Departamento de Áreas Acadêmicas I. Neste contexto, o colegiado do Curso Técnico Integrado em Cozinha, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, se organizou para levantar ações de ordem virtual que pudessem atingir os alunos de modo a manter um canal de comunicação com a instituição durante o isolamento social e com o objetivo de minimizar os impactos causados com a suspensão das aulas. Dessas ações  desenvolvidas, nesse período até o retorno do calendário acadêmico, foram aplicados questionários com discentes com foco nos seus interesses por atividades on-line na qual resultou em uma série de ações em forma de rodas de conversas, lives gastronômicas, exposição e debates de filmes de interesse acadêmico, projeto “Escuta Compreensiva” para atendimento dos alunos com problemas emocionais, etc. Além dessas atividades ajudarem a compor as horas complementares à formação de cada aluno envolvido, o medo de enfrentar a tecnologia foi sendo amenizado durante esses meses de desenvolvimento dessas ações pedagógicas. A despeito do eficácia das medidas adotadas para a permanência dos alunos na escola, os desafios associados à EJA, frente à execução do ensino remoto, impõe-nos a necessidade de um trabalho cotidiano de acompanhamento técnico, pedagógico e motivacional que merecem acuidade de todos os envolvidos para que todos tenham êxito no âmago da sua formação.

  • Palavras-chave
  • Permanência. Êxito. Projeto Saberes
  • Área Temática
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL