Estamos no mesmo barco rumo ao porto Segundão

  • Autor
  • VANDA FIGUEREDO CARDOSO
  • Co-autores
  • EDVAN HORÁCIO DOS SANTOS , RODRIGO DE MELO LUCENA
  • Resumo
  •  

    Esta é uma ação do Projeto de Ensino desenvolvido pela Coordenação Pedagógica com o professor de Matemática, orientador do Programa de Monitoria, tomando-se como referência  os dados da pesquisa sobre Evasão, realizada  pelo IFAL(2015/2016), que apontou a intenção de 57% dos entrevistados em desistir e 43% revelaram o desejo de continuar os estudos no campus Marechal Deodoro. Este projeto tem o objetivo de oportunizar o êxito e permanência dos estudantes do 1º módulo do curso Técnico de Nível Médio Integrado em Hospedagem, na modalidade EJA, por meio do processo de avaliação diagnóstica e processual, estudo colaborativo, orientado pelo docente de Matemática, com o apoio de monitores. Foi realizado Plantão Tira-Dúvidas durante a aula e atendimento nos horários da Monitoria. Esses procedimentos possibilitaram a identificação dos conhecimentos já apreendidos pelos estudantes, as dúvidas e assuntos não compreendidos. Também, o desenvolvimento de intervenções pedagógicas pelo professor, centradas nas demandas identificadas. Tomamos como base teórica os estudos de Dayrell(2001), Freire(1996;2005), Hoffmann(2009), Mileto(2009;2010), Reis(2009), Vigostsky (1991), entre outros autores. Observamos melhoria da rotina de estudos com participação na Monitoria de Matemática, realizado no contraturno. Foi constatado avanço na aprendizagem sobre equação do 1° grau, sendo oportunizado esclarecimento de dúvidas quanto a resolução de problemas e transposição do texto na forma de equação. Durante o plantão Tira-Dúvidas foram identificadas dificuldades relacionadas às operações básicas, divisão e regra de sinais. Pode-se observar melhoria na aprendizagem da turma, com vinte e cinco estudantes aprovados, representando 64,1% de aprovação neste componente curricular, possibilitando a continuidade dos estudos.

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, Avaliação Formativa, Permanência escolar
  • Área Temática
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL