RELAÇÕES DE PODER, GOVERNAMENTALIDADE E DISCURSO INSTITUCIONAL: O SUJEITO-IMIGRANTE EM POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

  • Autor
  • Irene Cristina Kohler
  • Co-autores
  • Alâna Capitanio , Marluza da Rosa
  • Resumo
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    Neste ensaio, analisamos efeitos de sentido sobre os modos de subjetivação de sujeitos-imigrantes que emergem de um edital de processo seletivo especial para provimento de vagas suplementares para atender ao Programa de Acesso e Permanência a Estudantes Imigrantes - Pró-Imigrante, da Universidade Federal da Fronteira Sul, com campi nos três estados do sul do Brasil. Esse tipo de edital, que vem sendo cada vez mais oferecido em diversas universidades públicas brasileiras, caracteriza-se por atender políticas afirmativas para a igualdade de oportunidades de acesso e permanência de imigrantes no ensino superior. A partir da perspectiva teórico-metodológica discursiva, conforme os estudos de Foucault (2008), Coracini (2007) e Da Rosa (2018), tomamos como corpus de análise, sequências discursivas recortadas a partir dos critérios de avaliação da carta de intenções, a qual integra o edital do processo de seleção. Mobilizando as noções de subjetividade, governamentalidade e relações de poder, compreendemos, pelas análises, que o sujeito-imigrante é representado como alguém em provisoriedade, que deve oferecer benefícios tanto ao seu país de origem, lugar para o qual poderá retornar, quanto para a instituição onde está, submetido às leis e à língua deste lugar, funcionando no discurso institucional formas de governamentalidade, que inserem e agenciam corpos em espaços delimitados, conforme as relações de poder.

     

  • Palavras-chave
  • Imigrantes, Discurso Institucional, Subjetivação, Governamentalidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Diáspora Acadêmica Brasileira
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