III Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira

Este evento possui transmissão ao vivo.

Evento Híbrido (Presencial e a Distância)

"Mobilidades, Deslocamentos e Refúgio: os desafios das crises humanitárias"

Dos dias 25 a 27 de julho de 2024, vai decorrer, na Casa do Conhecimento da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço em Braga, Portugal, o III Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira (CIMDAB 2023).

Com a temática “Mobilidades, Deslocamentos e Refúgio: os desafios das crises humanitárias”, queremos trazer discussões que visam explorar as questões mais prementes relacionadas às diversas formas de mobilidade humana, desde os desafios enfrentados por migrantes e refugiados até as contribuições positivas que as diásporas académicas proporcionam à sociedade e à ciência.

Queremos também trazer discussões de temáticas atuais relacionadas à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que reconhece que a migração é um importante processo do desenvolvimento sustentável, bem como a Estratégia Institucional da OIM sobre Migração e Desenvolvimento Sustentável que descreve abordagens para integrar de forma abrangente a migração e o desenvolvimento na formulação de políticas e sua programação. Isso inclui uma abordagem dos governos para integrar a migração no planejamento de políticas locais e nacionais, bem como desenvolver abordagens que assegurem a participação das comunidades locais e dos próprios migrantes na formulação das políticas que lhes dizem respeito.

Ao abranger uma área de estudo claramente interdisciplinar, o CIMDAB pretende acolher e colocar em diálogo investigadores, docentes, profissionais e estudantes dos mais variados domínios científicos, interessados em temáticas associadas com migração e diáspora (do trabalho à saúde, da educação ao racismo, passando pela habitação e o direito à cidade), com destaque para o caso do Brasil enquanto espaço de origem, trânsito e destino.

O CIMDAB destina-se também a organizações governamentais e não-governamentais, públicas ou privadas, e intervenientes políticos e da sociedade civil que se interessam ou trabalham no âmbito destas temáticas.

O evento estrutura-se em torno de palestras, mesas-redondas, apresentação de resumos expandidos e pôsteres em um sistema híbrido (presencial e a distância), apelando-se à participação de todas e todos os interessados, seja do mundo académico, das organizações da sociedade civil, das empresas e da administração pública.


DATAS IMPORTANTES


O CIMDAB 2024 terá 2 períodos de submissão:

1ª RODADA DE TRABALHOS

Os trabalhos para apreciação dos revisores devem ser enviados até 15 de março de 2024
Os autores serão notificados dos resultados da apreciação dos trabalhos submetidos avaliados pelos pares até o dia 15 de abril de 2024

2ª RODADA DE TRABALHOS

Os trabalhos para apreciação dos revisores devem ser enviados entre 16 de abril de 2024 até 15 de junho de 2024
Os autores serão notificados dos resultados da apreciação dos trabalhos submetidos avaliados pelos pares até o dia 10 de julho de 2024

A inscrição dos autores (presencial/online) inicia-se a 15 de Abril de 2024

O envio da versão final devem ser feitas até dia 15 de julho de 2024
O envio da Apresentação do Trabalho deverá ser feita até o dia 15 de julho de 2024
O trabalhos vão ser apresentados nos dias 25, 26 e 27 de Julho de 2024

A Programação prévia será disponívei no site e por e-mail, após 15 de julho de 2024.

Mais detalhes sobre a submissão podem ser acessados pelo seguinte link: https://doity.com.br/cimdab2024/artigos

Leia mais... →

Data do evento

30 de julho de 2023, 00h00 até 31 de julho de 2024, 00h00

LOCAL DO EVENTO

Casa do Conhecimento - Universidade do Minho - Reitoria, Largo do Paço, Braga, Braga - Braga

Ver no mapa

Com transmissão online