A militarização da educação é um fenômeno nacional que, em Roraima, teve um crescimento exponencial na última década. Este desenvolvimento impôs uma séria necessidade de reflexão sobre sua natureza e objetivos. A presente pesquisa visa mapear as visões e pressupostos legais e psicológicos da proposta de ensino militarizado em Roraima. O método escolhido para tal é qualitativo e dedutivo, sendo a pesquisa classificada como exploratória e de campo, documental e bibliográfica. Foram selecionados documentos significativos apontados pela literatura especializada, que, ao serem confrontados com o atual Regimento dos Colégios Estaduais Militarizados, revelaram resultados parciais importantes. Esses resultados indicam que o ensino militarizado estadual em Roraima apresenta características distintas: (i) ilegalidade, quando observado sob as normativas vigentes da educação, o que sugere a ausência de um respaldo jurídico sólido para sua implementação; (ii) conservadorismo, evidenciado pela intenção de manter estruturas de valores e normas tradicionais, refletindo uma visão que prioriza a estabilidade e continuidade dos princípios estabelecidos; (iii) eleitoreirismo, uma vez que sua implementação pode ser interpretada como uma estratégia de campanha do governo de Suely Campos, sugerindo uma possível instrumentalização política do modelo militarizado; e (iv) uma orientação à formação de uma personalidade heterônoma, o que implica na construção de estruturas psíquicas que favorecem a aceitação acrítica de conceitos e a repetição impensada, restringindo a capacidade de autonomia e pensamento crítico dos alunos. A expansão do ensino militarizado em Roraima, portanto, não é apenas um fenômeno de administração educacional, mas também um reflexo de questões mais profundas relacionadas à legalidade, à política, e à formação pessoal. Estas observações iniciais proporcionam um panorama que reforça a necessidade de um debate aprofundado e crítico sobre as implicações da militarização na educação, especialmente em contextos regionais onde suas consequências podem ter impactos significativos na formação das futuras gerações. Assim, a pesquisa contribui para a compreensão do impacto desta forma de ensino e abre espaço para discussões sobre alternativas mais alinhadas com os princípios educacionais democráticos e inclusivos.
Comissão Organizadora
Victor Barros
Comissão Científica