Em tempos de modernidade líquida (BAUMAN, 2021), as políticas públicas têm de enfrentar o desafio da complexidade, na qual emerge o conceito de objetividade como construções ou sistemas de ideias os quais, ao mesmo tempo em que desvelam estruturas invisíveis relativas aos campos teóricos diversos, tratam os dados objetivos como possibilidade de expressão concomitantemente de fatores/vetores distintos da competência comunicativa humana. Nesse cenário, as diásporas acadêmicas devem despertar a sensibilidade de todos à percepção de que por toda parte o ser humano encontra-se submetido a mecanismos mentais e mecanismos sociais, conforme Dupuy (2001, p.120), para assim evitar automatismos de repetição e/ou submissão a processos que os comandam desde uma exterioridade fundadora. O desafio do acolhimento de imigrantes, na atualidade, representa um dos grandes problemas mundiais, especialmente face aos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela AGENDA 2030, e à necessidade de engajamento em uma dimensão transdisciplinar para a educação dos concidadãos pernambucanos, venezuelanos beneficiados pela Lei 13.445/2017. Pensamos em educação de qualidade não apenas como uma questão de acesso à escola, razão pela qual enfatizamos a importância de formação docente para lidar com a realidade de 950 venezuelanos vivendo em Pernambuco, até este ano. Em nossa análise, resultante de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, identificamos ações políticas presentes em 45 notícias divulgadas na internet, entre junho/2018 e maio/2024. Tomamos como categoria de análise dos dados as noções de endosso e comprometimento dos Direitos Humanos ( ÁVILA, 2014). Os resultados revelam que os venezuelanos permanecem silenciados e na invisibilidade, pela ausência de políticas de comprometimento com iniciativas adequadas à realidade, que já estão comprometendo a qualidade da educação.
Comissão Organizadora
Victor Barros
Comissão Científica