SAÚDE MENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS INTERIORIZADAS DA BAHIA: Um relato de experiência sobre a psicologia inserida na educação.

  • Autor
  • Mateus Teixeira Aguiar
  • Resumo
  • A Psicologia como campo do saber pode contribuir de forma significativa para a aproximação

    entre as pesquisas desenvolvidas nos âmbitos das políticas públicas e em ambientes da educação

    básica. Uma perspectiva contextualizada, atual e histórica de educação é relevante para a

    inserção e a realização de práticas eficientes nos ambientes escolares e sociais. Nesse sentido,

    o atual trabalho apresenta uma experiência em desenvolvimento do trabalho de um psicólogo

    inserido em 20 escolas de um município no interior da Bahia, com o objetivo de promover

    intervenções que ampliem o conceito e cuidado em Saúde Mental nas escolas, de modo que

    beneficie tanto alunos e professores, quanto pais e comunidades locais. São descritos os

    processos de inserção do psicólogo nas escolas, as contribuições das políticas públicas de saúde

    e os instrumentos utilizados para realizações de projetos terapêuticos nas escolas. Com os

    alunos promoveu-se palestras e intervenções em grupos terapêuticos. Com os professores

    realizou-se atendimentos individuais e grupais, palestras e rodas de conversa e com a

    coordenação da escola realizou-se reuniões estratégicas voltadas à articulação da escola com

    suas redes de apoio. Assim sendo, o trabalho desenvolvido inicialmente foi de observação e

    mapeamento das demandas escolares e familiares, em seguida realizadas as intervenções na

    relação entre professores, responsáveis e alunos. Nota-se o aumento de casos de adoecimento

    entre alunos por conta da ausência de uma rede de apoio e a necessidade de acompanhamento

    mais sistemático para ações futuras com abrangência em saúde. Com este trabalho espera-se

    contribuir para o desenvolvimento de práticas democráticas da inserção da psicologia de forma

    ampliada em cuidado a saúde mental em escolas.

    Haja vista a demanda advinda do contexto social, econômico e educacional, foi discutida a

    ampliação do trabalho do psicólogo na rede de educação, ficando assim estabelecido o trabalho

    de cuidado a saúde mental a todos envolvidos nestas instituições, agregando professores,

    responsáveis e equipes das escolas. O psicólogo então realizou o planejamento do seu trabalho

    pautado na visão de ampliação do cuidado a saúde mental integrando-se a rede de saúde e

    educação do município. O acordo ficou estabelecido em levar-se em consideração as

    dificuldades do acesso dos alunos e famílias da comunidade aos serviços especializados de

    cuidado em saúde mental, facilitando os encaminhamentos a esses serviços e buscando ampliar

    a atenção sobre o trabalho exercido pelo psicólogo na escola.

  • Palavras-chave
  • Educação, Psicologia, Saúde Mental, Sistema Único de Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo C: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
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Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.

Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.

Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.

A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.

Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.

  • Eixo A: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQIA+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO
  • Eixo B: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
  • Eixo C: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
  • Eixo D: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
  • Eixo E: PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Eixo F: PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA
  • Eixo G: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TRÂNSITO
  • Eixo H: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES
  • Eixo I: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS 
Natani Evlin Lima Dias 
Pablo Mateus dos Santos Jacinto 
Gabriela Evangelista Pereira

COMISSÃO ORGANIZADORA

Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

 

AVALIADORAS/ES

Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira

 

Equipe CREPOP:

crepop03@crp03.org.br