A pandemia causada pela disseminação do novo Coronavírus (SARS-COV-2) ocasionou diversas mudanças sociais e impactou negativamente a economia, as condições sanitárias e as relações sociais. Assim, a crise provocada pela COVID-19 impulsionou a comunidade científica a buscar respostas e a fazer novas perguntas. No âmbito da Psicologia, ocorreu um aumento nas demandas de saúde mental, devido à crise provocada pela pandemia e à política de isolamento social, o que exigiu também uma readaptação nos modelos de trabalho. Dessa forma, este relato apresenta experiências de uma ação desenvolvida no bojo de um projeto de extensão permanente da Universidade Federal da Bahia, cujo objetivo principal é desenvolver estratégias de cuidado em saúde mental infantil no contexto de uma creche municipal localizada em Vitória da Conquista-BA. Desse modo, considerando o impacto significativo da pandemia de COVID-19 sobre as condições sanitárias, relações socioeconômicas e as dinâmicas familiares, criou-se um programa virtual de acolhimento e partilha de material socioeducativo dirigido a pais e professores, por intermédio do aplicativo whatsApp, a fim de favorecer o processo de conscientização dos cuidadores das crianças acerca de temas pertinentes ao período de pandemia. O conteúdo, veiculado semanalmente em formato audiovisual, era produzido com base na literatura científica e fontes sanitárias oficiais e adequado linguísticamente à realidade sociocultural dessa população. As produções e edições dos vídeos foram realizadas, respectivamente, através dos programas videoscribe e filmora. Foram abordadas diversas temáticas, dentre elas: a saúde mental dos pais/cuidadores durante a pandemia; os impactos da pandemia para as crianças; a importância do brincar para o desenvolvimento da criança; prevenção de acidentes domésticos durante a pandemia; o combate à violência contra crianças; os desafios da educação à distância; violência doméstica; autismo; TDAH; práticas meditativas; educação inclusiva; e violência sexual contra crianças e adolescentes. Uma avaliação realizada junto aos pais/responsáveis e funcionários da creche, visando à reflexão sobre os impactos da ação, identificou que participantes qualificaram positivamente a intervenção e destacaram a relevância dos conteúdos abordados e da metodologia proposta. No tocante aos desafios para realização desta intervenção, pode-se citar as angústias e anseios emergentes do contexto pandêmico e do homeoffice, bem como a necessidade de utilização de programas de produção e edição de vídeos, sendo necessário recorrer a aulas e cursos onlines para fins formativos. Ademais, destaca-se que a inserção da bolsista em 9 (nove) grupos de whatsapp, aplicativo utilizado para o acompanhamento das atividades escolares realizadas pelos alunos diariamente, gerou a recepção de uma quantidade significativa de mensagens diárias. À esteira do desenvolvimento desta ação extensionista, buscou-se construir um espaço de diálogo horizontal entre docentes e discentes, de modo a favorecer o processo de ensino-aprendizagem e a construção de articulações teórico-práticas intra e interdisciplinares, oportunizando uma experiência formativa alinhadas aos princípios ético-políticos da Psicologia como ciência e profissão, que tomam o compromisso social como lema. Apostamos no uso criativo das redes sociais no sentido de estreitar distâncias, construir pontes entre saberes científicos e populares e ofertar suporte psicossocial à população.
Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.
Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.
Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.
A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.
Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Gabriela Evangelista Pereira
COMISSÃO ORGANIZADORA
Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
AVALIADORAS/ES
Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira
Equipe CREPOP:
crepop03@crp03.org.br