Ações de cuidado psicológico aos professores no período da pandemia COVID-19

  • Autor
  • Jamily Cerqueira Etinger Almeida Novais
  • Co-autores
  • Cláudia de Jesus Pinheiro , Nília Maria de Brito Lima Prado , Mariá Lanzotti Sampaio
  • Resumo
  • Introdução: No contexto da pandemia, o uso da Tecnologia de informação e comunicação (TICs) passou a ser utilizada enquanto reorganização dos processos educacionais de trabalho nas escolas de todo país. Devido adoção de medidas de distanciamento social e da interrupção das aulas presenciais por causa da emergência sanitária, os professores passaram a enfrentar sobrecarga de trabalho e estresse laboral, o que pode contribuir para exacerbação dos quadros de sofrimento psíquico. Nesse sentido, os professores passaram por uma reorganização do processo de trabalho, (re) significando a sala de aula para o ambiente virtual. Objetivo: relatar a experiência de ações psicológicas desenvolvida pela psicologia educacional para professores durante a pandemia pela Covid-19. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, cujas ações de cuidado descritas foram implementadas no início da pandemia com intuito de fornecer suporte psicológico aos professores que atuam em uma escola pública no sudoeste da Bahia.  A experiência constituiu-se na oportunidade da realização da educação em saúde mental em decorrência das necessidades emergentes no atual contexto pandêmico. Resultados: Em decorrência das demandas emergentes e do sofrimento psíquico que sugiram com o cenário pandêmico, potencializando o estresse e crises de ansiedade aos professores, os principais aspectos evidenciados foram: crises de ansiedade; medo de se contaminar; estresse e sobrecarga de trabalho. Foi evidenciada a fragilidade no sistema educacional compilando a necessidade da assistência psicológica aos professores. Em vista do cenário supracitado as seguintes intervenções foram desenvolvidas para responder às novas discussões. A intervenção direcionada aos professores se deu através da implantação do Plantão Psicológico (PP) online e técnicas de meditação guiada. As ações foram voltadas ao cuidado pessoal aos professores promovendo um espaço de acolhimento às demandas emocionais. Os atendimentos ocorriam por encaminhamento da coordenação pedagógica da escola mediante agendamento prévio. Para sua efetivação foram utilizados aplicativos de videochamadas (Zoom e Google meet). As psicólogas que conduziram os atendimentos apresentavam cadastros ativos no e-Psi. No PP foram observadas queixas relacionadas ao contexto da pandemia, tais como medo de contaminar, estresse, ansiedade e sobrecarga de trabalho. Conclusão: As estratégias de cuidado aos professores se mostraram eficazes tendo como aporte a lógica à promoção da saúde mental dos indivíduos. Em consonância com as estratégias de enfrentamento do estresse, ações de autocuidado, manejo de crise, auxiliando no crescimento acadêmico, profissional e pessoal. O cenário apresentado apontou para necessidade de manter e expandir a ação de cuidado implantada.

  • Palavras-chave
  • Covid-19, educação, professores, plantão psicológico
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo C: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
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Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.

Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.

Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.

A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.

Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.

  • Eixo A: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQIA+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO
  • Eixo B: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
  • Eixo C: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
  • Eixo D: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
  • Eixo E: PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Eixo F: PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA
  • Eixo G: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TRÂNSITO
  • Eixo H: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES
  • Eixo I: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS 
Natani Evlin Lima Dias 
Pablo Mateus dos Santos Jacinto 
Gabriela Evangelista Pereira

COMISSÃO ORGANIZADORA

Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

 

AVALIADORAS/ES

Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira

 

Equipe CREPOP:

crepop03@crp03.org.br