Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de alunas de psicologia em estágio profissional remoto no Sistema Único de Saúde durante a pandemia da Covid-19. A equipe envolvida foi formada por estudantes do oitavo período de psicologia, professora orientadora e psicóloga supervisora de campo; além disso, contou com o auxílio da equipe de residência multiprofissional de saúde da família atuante no serviço, agentes comunitários de saúde e demais trabalhadores. O estágio ocorreu no contexto de uma Unidade Básica de Saúde e objetivou a realização de um diagnóstico situacional, que se refere ao reconhecimento do território em suas características estruturais, sociais e subjetivas para a construção de um plano de ação que contemple as demandas encontradas; além disso, foram realizados escuta e aconselhamento psicológico sob supervisão da psicóloga residente em atuação no serviço. Sendo assim, o reconhecimento do território se deu através de pesquisa sobre sua história, informações sobre renda e trabalho, realização de ecomapa com função de conhecer serviços como comércio, dispositivos de educação, assistência social, locais de manifestações religiosas, de lazer e demais pontos que caracterizam as atividades realizadas pelos moradores. O conhecimento de demandas de sofrimento psíquico se deu a partir das entrevistas realizadas com os agentes comunitários de saúde que passaram um diagrama das famílias e das principais características de suas áreas de abrangência. Através dos dados encontrados foi possível estabelecer um perfil para o território de abrangência da UBS, que tem aspecto urbano, com áreas mais desenvolvidas e famílias com maior poder aquisitivo e áreas com população carente que convivem com desabastecimento de água e energia, ausência de coleta de lixo, moradias de pau a pique e vulnerabilidades relacionadas à renda. Dentre as demandas, o sofrimento psíquico se fez presente nos diversos períodos de desenvolvimento, tendo como principais apontamentos questões relacionadas a gênero, pobreza e o medo proporcionado pela Covid-19. A pandemia trouxe novos desafios para a atuação na Atenção Básica, trazendo demandas de sobrecarga aos profissionais, com grande demanda por vacinação e o medo causado pela possibilidade de entrar em contato com o vírus; além disso, a circulação de informações falsas sobre a Covid-19 trouxe o desafio de romper com ideias errôneas acerca da validade das medidas de prevenção e da confiança em relação às vacinas, isso mostra como o acesso a informação também é determinante nos processos da saúde. A partir disso, foi estabelecido um plano de trabalho com ações de matriciamento, cuidados em saúde mental com a equipe, plantão psicológico e grupo de gestantes. Destarte, o estágio possibilitou às alunas pensar uma atuação pautada na prevenção e promoção da saúde, o que envolve as questões de saúde mental, e que considere os diversos fatores determinantes do adoecimento, como questões de habitação, renda e trabalho. Assim, a psicologia, ao entrar em contato com as políticas públicas de saúde, deve estabelecer uma prática voltada para a realidade social dos territórios, entendendo o sofrimento psíquico para além de classificações diagnósticas, mas atrelado aos modos de produção econômica e social.
Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.
Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.
Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.
A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.
Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Gabriela Evangelista Pereira
COMISSÃO ORGANIZADORA
Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
AVALIADORAS/ES
Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira
Equipe CREPOP:
crepop03@crp03.org.br