Psicologia em medidas socioeducativas: desafios para o trabalho em uma Unidade Educacional de Internação Feminina

  • Autor
  • Bruna Shimabukuro de Freitas
  • Resumo
  •  

    O objetivo deste trabalho é analisar a prática da ciência psicológica no campo das políticas públicas, tendo em vista a atuação profissional em uma Unidade Educacional de Internação feminina. Pode-se compreender a partir da Psicologia Sócio Histórica, que o sujeito é alguém a ser formado a partir das suas relações sociais estabelecidas ao longo da sua existência, portanto se faz necessária a compreensão do contexto no qual as pessoas estão inseridas e quais são, histórica, cultural e socialmente, as questões em torno de sua realidade, que as levaram a cometer algum ato infracional. Este trabalho foi realizado a partir de uma prática de estágio em Psicologia e Processos Psicossociais, na cidade de Campo Grande/MS, pelo curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Para a compreensão das atividades destinadas ao grupo de adolescentes, foram utilizadas observações participantes da atuação dos profissionais da unidade. Tais atividades incluíam exercícios físicos com uma Educadora física, atendimento individualizado realizado pela psicóloga da instituição, aulas de artesanato com uma professora de artes e oficinas de leitura desenvolvidos por promotoras da Defensoria Pública. As oficinas de responsabilidade da Defensoria foram as mais acompanhadas. Essas oficinas foram parte de um projeto chamado “Atividades filosóficas – Despertando valores”, nas quais o que mais despertou a atenção foi a incongruência do que era proposto, em relação à idade, histórica, realidade e maturidade das adolescentes internas. Com base em tais experiências, foi possível entender de que maneira as participantes estabeleceram suas relações entre si, com a instituição, com a psicóloga e demais profissionais atuantes naquela unidade, durante o período de vigência do estágio. Os resultados indicam a necessidade de ir além da compreensão da história desse público, mas também levar-lhes informação sobre seus direitos enquanto constituintes da sociedade. Além disso são necessárias práticas mais grupais e abrangentes, considerando a faixa etária do público alvo, com atividades que despertem mais interesse e fomentem um maior desenvolvimento de habilidades e capacidades. Propõe-se também, salientar a importância da atuação da psicologia neste campo e inserção de práticas profissionais que abordem discussões sobre temáticas importantes para as adolescentes, no intuito de contribuir com a redução do sentimento de desamparo e abandono percebido como recorrente entre as internas, visando à conscientização e promoção de autonomia, com o diálogo a respeito de questões da esfera social e de relacionamento interpessoal, pois é possível que, mesmo em um espaço de cárcere, um novo olhar seja lançado frente à esse grupo, com mais empatia, na busca pela construção de laços e de uma rede de apoio para que elas se fortaleçam e se preparem para seguir suas vidas, com mais perspectivas de crescimento e com um desenvolvimento mais saudável.

     

  • Palavras-chave
  • Psicologia Social; Marxismo; Medidas socioeducativas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo F: PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA
Voltar

Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.

Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.

Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.

A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.

Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.

  • Eixo A: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQIA+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO
  • Eixo B: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
  • Eixo C: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
  • Eixo D: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
  • Eixo E: PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Eixo F: PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA
  • Eixo G: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TRÂNSITO
  • Eixo H: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES
  • Eixo I: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS 
Natani Evlin Lima Dias 
Pablo Mateus dos Santos Jacinto 
Gabriela Evangelista Pereira

COMISSÃO ORGANIZADORA

Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

 

AVALIADORAS/ES

Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira

 

Equipe CREPOP:

crepop03@crp03.org.br