As atividades extracurriculares são responsáveis por auxiliar no processo de permanência e afiliação à cultura universitária, também sendo responsáveis por cerca de 70% da formação discente. Essas atividades contribuem de diferentes formas na formação do estudante, incluindo o processo de aprendizagem, a facilidade acadêmica para compreensão de conteúdos e desenvolvimento de novas ideias e reflexões, interação entre os pares, senso crítico, formação pessoal e formação profissional (SANTOS FILHO; JACINTO, 2021). As atividades extraclasse não impactam apenas na formação do estudante universitário, mas também a comunidade externa a este espaço, como as atividades de extensão, voltadas à formação e qualificação, com o objetivo de formar pessoas para atuar dentro ou fora do ambiente universitário, e as atividades de ensino e pesquisa, que contribuem diretamente para com a produção científica.
Este trabalho parte de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, que culminou em intervenção e se propõe a refletir sobre o papel dos educadores em formular atividades de cunho extracurricular e desenvolver políticas afirmativas que facilitem a participação dos discentes, em diferentes experiências, como eventos (congressos, seminários e palestras), cursos, pesquisas, estágios, dentre outros. Na etapa da pesquisa, identificou-se que as estudantes de psicologia compreendiam a importância das atividades extracurriculares como forma de superar o ensino tecnicista, aprimorar as redes sociais e se qualificar para o exercício profissional. Deste modo, estudantes que trabalhavam e tinham dificuldades de frequentar atividades extracurriculares (tempo, motivos financeiros ou distância) se percebiam prejudicadas na formação em detrimento das demais.
Na condição de estudantes, educadores sociais e professores do ensino superior em psicologia, buscou-se acionar movimentos sociais, instituições de oferta de formação extracurricular e os dispositivos universitários para promover essas atividades. Para o educador que está à frente dessas atividades, é preciso pensar nas políticas afirmativas que envolvem a participação das pessoas em situação de vulnerabilidade, visando o seu desenvolvimento. Questiona-se também as atitudes tomadas pelo corpo docente, o choque com as aulas, a pouca incorporação das atividades extracurriculares no currículo e a falta de incentivo da universidade. Portanto, é necessário que se avaliem os incentivos assistenciais das universidades, a colaboração dos docentes e a divulgação das atividades extracurriculares, favorecendo a experiência estudantil.
Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.
Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.
Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.
A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.
Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Gabriela Evangelista Pereira
COMISSÃO ORGANIZADORA
Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
AVALIADORAS/ES
Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira
Equipe CREPOP:
crepop03@crp03.org.br