Adolescência e sentido pessoal: uma análise construtivista

  • Autor
  • Helder Henrique Gomes da Silva
  • Resumo
  • O presente estudo foi baseado em um processo de estágio da faculdade Pio Décimo, supervisionado pelo professor Evanildo Ferreira Vasco (CRP19/0581) com ênfase Escolar e Políticas Públicas, e realizado na instituição Servos e Servas da Santíssima Trindade (Casinha de Santa Maria) situada no bairro Santa Maria (Aracaju, Sergipe). A proposta consistiu primeiramente em adentrar ao campo e passar um período de observação. A partir daqui seria possível entender a instituição ao ter contato com os assistidos, funcionários e voluntários, para posteriormente elaborar e aplicar um plano de intervenção. Ao vivenciar o campo e ter contato com todas as áreas e públicos, ficou decidido que a intervenção seria realizada junto aos adolescentes, pois, além de estarem passando por uma fase de descobrimento, novos contatos, e criação de identidades, também estavam passando por momentos delicados na instituição por falta de identificação com os métodos e colaboradores. O trabalho realizado consistiu em entender a demanda e gerar a intervenção junto aos adolescentes e conforme perspectiva dos próprios, evitando imposições. Junto a eles foi discutido identidade, sonhos, perspectivas futuras e seu lugar no mundo, direcionado por uma perspectiva dialógica e em conformidade com o que era trazido através da comunicação direta, obtida mediante o estabelecimento de vínculo. Todo o trabalho foi pensado e realizado sob a luz de perspectivas psicológicas histórico-críticas, interpretando a constituição do conhecimento acerca do mundo, como adquirida a partir de vivências concretas, onde a mediação do sujeito se torna indispensável. De maneira breve, a aplicação do processo consistiu na realização de rodas de conversas, dinâmicas de grupos, e discussões abertas. A exposição livre de ideias, e possibilidade de expressar suas vontades, sendo um agente participativo em todo o processo gerou nos adolescentes, mais entusiasmo, engajamento e anseio pelo próximo passo, uma vez que, de acordo com os próprios adolescentes, as pessoas que chegavam até eles para a realização de trabalhos ou intervenções, não os consultavam antes da criação do plano e nem conversavam abertamente ao decorrer do processo. Isso cria um distanciamento entre os envolvidos, tornando um processo conjunto e coletivo em uma imposição ou relação unicamente de trabalho. Posto isso, obtive bons resultados, a discussão sobre estímulos presentes e perspectivas futuras de forma dinâmica, clara e prática levou a grandes reflexões e engajamento dos assistidos. Apontar possíveis caminhos para lidar com as demandas encontradas nesses locais só é possível através da construção conjunta entre as partes, operando através de um horizonte de transformação, reafirmando o compromisso ético da práxis psicológica e visando a autonomia do sujeito.

     

  • Palavras-chave
  • identidades, adolescência, sonhos, vivências concretas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo C: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
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Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.

Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.

Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.

A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.

Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.

  • Eixo A: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQIA+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO
  • Eixo B: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
  • Eixo C: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
  • Eixo D: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
  • Eixo E: PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Eixo F: PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA
  • Eixo G: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TRÂNSITO
  • Eixo H: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES
  • Eixo I: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS 
Natani Evlin Lima Dias 
Pablo Mateus dos Santos Jacinto 
Gabriela Evangelista Pereira

COMISSÃO ORGANIZADORA

Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

 

AVALIADORAS/ES

Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira

 

Equipe CREPOP:

crepop03@crp03.org.br