Os direitos socioassistenciais propostos pelo SUAS e pela PNAS (2004) ganham a possibilidade de serem acessados pelos usuários através da mobilização de recursos teóricos, metodológicos e tecnológicos do trabalhador dessa política pública, que possibilitarão o aprimoramento de fluxos e tomadas de decisões. Como advoga a PNEP/SUAS (2013), os trabalhadores terão lugar central no acesso e garantia de tais direitos. Assim, a construção de um plano de formação que estimule a adoção de ferramentas cognitivas e atitudinais é imprescindível para a efetivação do SUAS. Contudo como afirmam Vorpagel, Bonelli e Robeto (2011) antes da construção de qualquer plano de ação é necessário primeiro a realização de um diagnóstico do cenário vivenciado pelos trabalhadores de uma organização. Assim, seguindo tal premissa e norteado pela PNAS (2014) foi estabelecida a ação de construção de diagnóstico de necessidades de qualificação profissional dos trabalhadores da SMAS. Através desse diagnóstico das necessidades, o setor de da Educação Permanente pode planejar ações pedagógicas que estimulassem o desenvolvimento de competências necessárias à execução da política municipal de Assistência Social. É com as Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS (2007) que podemos compreender que o psicólogo pode contribuir na Educação Permanente do SUAS através da realização de planejamentos de ações e planos estratégicos que venham a qualificar o trabalho interdisciplinar no acompanhamento integral às famílias, e desenvolver ações que possibilitem a formação continuada dos trabalhadores do SUAS tendo em conta a pluralidade de temas nessa área A partir desse cenário apresentado, o psicólogo responsável pelo setor, promoveu encontros entre categorias profissionais atuantes na Secretaria Municipal de Assistência Social para a produção de um diagnóstico de temas a serem trabalhados no plano de capacitação de 2020. Um primeiro encontro, considerado piloto, contou com a parceira de dois professores psicólogos da UFSB, como facilitadores, e teve como sujeitos participantes psicólogas atuantes no SUAS. Seis consignas serviram de disparadores do levantamento de necessidades de capacitação. Em formato de grupo focal, discutimos sobre o cotidiano da atuação da categoria na tentativa de levantamento de interesses de temas e de reconhecimento de situações as quais cabem discussões e reflexões sobre elas. Após a coleta piloto dos dados, esse formato foi repetido treze vezes com GF de profissionais da SMAS. Os dados foram avaliados a partir de Análise de Conteúdo de Bardin, os quais foram categorizados em matrizes de síntese. A partir desse levantamento produziu-se o diagnóstico de necessidades de qualificação profissional dos trabalhadores da SMAS. Mesmo com a pandemia, realizamos os momentos de educação permanente através de tecnologias de comunicação em formato metapresencial e de educação remota. Os profissionais que participaram dessa experiência afirmaram estar muito felizes porque nunca tinham sido chamados a avaliar capacitações e opinar sobre a construção de um plano de educação permanente. Outro resultado é que além das temáticas que se apresentaram de maneira muito clara como necessárias a discussão, o estabelecimento de parcerias com IES para a execução das capacitações tem sido um dos maiores resultados dessa experiência aqui relatada.
Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.
Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.
Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.
A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.
Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Gabriela Evangelista Pereira
COMISSÃO ORGANIZADORA
Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
AVALIADORAS/ES
Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira
Equipe CREPOP:
crepop03@crp03.org.br