PSICOLOGIA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA E REFLEXÃO DA POLÍTICA PÚBLICA NO EXTREMO SUL BAIANO

  • Autor
  • Juscimara Carvalho Pereira
  • Co-autores
  • Gerald Gomes Alves , Valéria Sousa Santos , Roberta Scaramussa da Silva , Roziene Castro Mota
  • Resumo
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    RESUMO

    Esse relato de experiência versa sobre o Estágio Supervisionado I em Psicologia Escolar e Educacional, ofertado pelo curso de Psicologia da Universidade Federal do Sul da Bahia, realizado em formato remoto devido à pandemia da COVID-19. O mesmo ocorreu entre os meses de junho a agosto de 2021 em algumas escolas municipais de Teixeira de Freitas/BA. Tem por objetivo discutir parcialmente a experiência do estágio supervisionado em um contexto pandêmico, suas estratégias e desafios, e as possibilidades de reflexões quanto à inserção desse estágio em um município do Extremo Sul baiano. Com um referencial teórico sobre a psicologia escolar e educacional, e sua atuação em um contexto pandêmico, foram realizados estudos e discussões para uma compreensão crítica da profissional neste campo de atuação. Nesse processo foram utilizados recursos tecnológicos, a exemplo de ferramentas do Google, como aplicativos de vídeo chamada, formulário online, e demais aplicativos. Esses recursos se configuraram enquanto estratégias para a realização de uma aproximação e comunicação com o campo do estágio, diante das recomendações dispostas da não presencialidade. Considerando tal limitação, a imersão no campo ocorreu a partir da flexibilidade e criatividade necessária a esse contexto, que a exemplo do formulário online, buscou em um primeiro momento uma aproximação com os profissionais das instituições escolares envolvidas, objetivando levantar as percepções acerca da atuação da Psicologia Escolar e Educacional. Esse levantamento contou com 77 participantes, e revelou que uma maioria considera as escutas individualizadas o melhor recurso para o acolhimento psicológico, assim como também responderam que escutas individualizadas seria a modalidade de intervenção que participariam ou indicariam para outras pessoas. Como nos apresenta Campelo e colaboradoras (2021) dentre os desafios da Psicologia escolar se tem o modelo culturalmente propagado da atuação do profissional da psicologia, orientado por uma perspectiva da clínica tradicional, que se restringe à lógica individualizante. Essas considerações se tornam importantes para refletir sobre esses desafios, com base na dimensão sócio-histórica das crenças e idealizações de padrões e modelos de atuação. Dentre os temas de interesse listados no questionário, os participantes destacaram três deles, sendo: Desafios da modalidade remota para o processo de ensino-aprendizagem; Estratégias para o enfrentamento do fracasso e evasão escolar em tempo de pandemia; A Educação e seus desafios em tempo de pandemia. A esses temas de interesse dos educadores nota-se uma preocupação desse segmento, que nos leva a estarmos atentas aos efeitos dessa preocupação em sua saúde mental, que corrobora em sujeitos cuja atuação deseja contribuir com o processo educativo e de emancipação dos estudantes. Ao nos atentarmos ao contexto do Extremo Sul baiano, teremos questões que potencializam a vulnerabilidade dos estudantes que se encontram nas redes públicas de ensino, e que reverbera no elevado índice de evasão escolar no território. Assim, essa experiência de estágio fomentou importantes reflexões para uma atuação que possa ouvir aqueles que se encontram imersos ao processo de ensino-aprendizagem, bem como se atentar para a realidade territorial e dar visibilidade a presença da psicóloga nos espaços escolares, e sua importância para o desenvolvimento educacional deste país.

     

  • Palavras-chave
  • Psicologia Escolar, Política Pública, Estágio Supervisionado, Extremo Sul baiano
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo C: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
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Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.

Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.

Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.

A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.

Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.

  • Eixo A: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQIA+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO
  • Eixo B: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
  • Eixo C: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
  • Eixo D: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
  • Eixo E: PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Eixo F: PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA
  • Eixo G: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TRÂNSITO
  • Eixo H: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES
  • Eixo I: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS 
Natani Evlin Lima Dias 
Pablo Mateus dos Santos Jacinto 
Gabriela Evangelista Pereira

COMISSÃO ORGANIZADORA

Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

 

AVALIADORAS/ES

Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira

 

Equipe CREPOP:

crepop03@crp03.org.br