O projeto de extensão fundamenta-se no pressuposto de que sendo a atenção primária de saúde, porta de entrada do Sistema único de Saúde - SUS-, o nível primário no qual estão alocados os diversos profissionais que prestam serviço como agentes comunitários nos municípios, tendo estes como atribuições a orientação das famílias acerca da utilização dos serviços disponibilizados, a programação e realização de atividades de atenção à demanda espontânea, o acompanhamento das famílias e indivíduos que residem na base geográfica definida para suas responsabilidades (suas microáreas) – por meio de visitas à domicílio -, o desenvolvimento de atividades que promovam saúde, previnam doenças e atuem como forma de vigilância à saúde populacional (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012, p. 48), entre outras, são os funcionários públicos anteriormente citados, atores imprescindíveis no funcionamento de todo o sistema e fontes irrefutáveis acerca de como está o acesso e a saúde (biopsicossocial espiritual) da população jequieense, inclusive quais as carências que tem sido evidenciadas em relação às demandas de origem psíquicas-emocionais. Trata-se de um relato de experiência produzido por discentes do curso de psicologia da UNIFTC, acerca da assistência da psicologia na atenção básica no município de Jequié-Bahia, e das representações sociais advindas da interação entre agentes comunitários atuantes nesse território e a comunidade usuária dos seus serviços. Os agentes comunitários participantes das oficinas realizadas como partes integrantes e fundamentais no desenvolvimento do projeto de extensão atuam nos quatro Centros de saúde de Jequié e ficam responsáveis pelos seus respectivos bairros, onde estão localizados, sendo aqueles: Centro de Saúde Joaquim Romão, Centro de Saúde Campo do América, Centro de Saúde Sebastião Azevedo e Centro de Saúde Julia Magalhães. O intuito do projeto de extensão com as Agentes comunitárias de Saúde é trazer a psicoeducação como ferramenta de trabalho e ouvir as demandas que elas trazem em relação a comunidade e o serviço de psicologia. O projeto realizado com as AC’S são importantes porque oferecem a escuta como instrumento de reconhecimento das demandas psicossociais, inclusive as psicológicas, que afetam diretamente a saúde e outras áreas em que perparssam o ser humano. A ideia desse projeto surgiu após discussões em sala de aula, durante a matéria de Psicologia Comunitária.
Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.
Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.
Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.
A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.
Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Gabriela Evangelista Pereira
COMISSÃO ORGANIZADORA
Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
AVALIADORAS/ES
Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira
Equipe CREPOP:
crepop03@crp03.org.br