O psicólogo inserido na saúde coletiva pode desempenhar tarefas ligadas ao planejamento e gestão de trabalho, nas quais todos os profissionais de saúde devem estar envolvidos. Enquanto uma modalidade de ensino e extensão que potencializa a formação do estudante, o processo de monitoria foi realizado através da elaboração de atividades, correção de seminário, aulas de revisão e grupos de estudo, sob supervisão da docente e estudo da ementa e plano de ensino da disciplina de Saúde Coletiva. O processo de monitoria teve a carga horária total de 60h, distribuída uma vez por semana, três aulas ao dia, com a duração de 60 minutos/aula. Tendo como público atendido 38 alunos do II semestre do curso de Psicologia da UNIFTC, campus Jequié-BA, sendo renovado o contrato de monitoria pela segunda vez consecutiva. A monitoria teve por objetivo promover ao discente a experiência e visão crítica do exercício da docência no ensino superior, cujas atividades desenvolvidas proporcionaram ao acadêmico a vivência e a familiarização com o trabalho do profissional de psicologia no contexto da sala de aula e a oportunidade de pôr em prática os ensinamentos aprendidos na academia, sobretudo no âmbito da saúde coletiva. Consistiu primeiramente no reconhecimento da ementa e discussão teórico-didático com a docente da disciplina para o planejamento das ações. Seguidamente, apresentação do docente a turma a qual seguiria como monitor. E consequentemente, a realização de aulas de revisão de conteúdo, grupos de estudos, auxílio na elaboração de atividades avaliativas, contribuição no processo de correção de seminários junto a professora da disciplina, bem como, apoio durante as aulas no que tange as metodologias ativas, e na elaboração de questões de artigos acadêmicos e de assuntos ministrados em sala de aula sob avaliação da supervisora. A experiência no campo da monitoria em Saúde Coletiva no curso de psicologia promoveu no autor deste trabalho um crescimento pessoal e profissional, uma experiência para a formação na graduação em psicologia, de forma respeitosa, ética e habilidosa. Cujo processo de integração e transversalização de saberes possibilitou reconhecer e ampliar o lugar da psicologia e políticas públicas no âmbito da saúde coletiva. Bem como, mobilizar os discentes a essa prática no curso. Os resultados para tanto, tornam-se potentes à medida que propicia a todos os envolvidos a construção, ampliação e efetivação do conhecimento na área de Saúde Coletiva de modo interdisciplinar com as demais disciplinas do curso, além de uma consciência quanto aos princípios e diretrizes do SUS. Levando em consideração esses aspectos o autor deste trabalho é grato a docente Ms. Juliane Almeida pôr ter colaborado de com essa experiência,gratulações a todas as colaboradoras que de forma direta ou indireta proporcionaram realização dessa experiência em sala de saula. Aos e as alunos e alunas que permitiram auxiliá-los nessa caminhada de mobilização do aprendizado na esfera da saúde coletiva através sobretudo no (RE)conhecimento de que a saúde é direitos de todos e dever do estado, conforme a constituição cidadã e que a saúde pública vai além da assistência hospitalar. Além disso, importante salientar de que a psicologia tem que abrir seu espaço de atuação com uma presença mais efetiva na saúde coletiva e pública, inserindo-se em uma conjuntura interdisciplinar de intervenção, atuando no planejamento e na gestão e contribuindo para a reflexão das políticas.
Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.
Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.
Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.
A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.
Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Gabriela Evangelista Pereira
COMISSÃO ORGANIZADORA
Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
AVALIADORAS/ES
Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira
Equipe CREPOP:
crepop03@crp03.org.br