Com o agravo da pandemia do Covid-19 e a necessidade da quarentena, as atividades das Universidades foram alteradas para uma modalidade emergencial inteiramente remota. Essas mudanças delinearam um cenário repleto de riscos à saúde integral. Dentre eles, o da saúde mental. Pensando em medidas para atenuar os desgastes gerados pelo contexto pandêmico, foi concebida uma ação que teve por objetivo, psicoeducar os estudantes que integram o Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), quanto a modos de cuidado com a saúde emocional. As vivências grupais propostas, foram baseadas nas teorias de Carl R. Rogers em seus trabalhos grupais, na Terapia Comunitária Integrativa e na Terapia Cognitivo Comportamental. Dentre as vivências, foram mediadas atividades virtuais na plataforma Meeting. As atividades supracitadas se organizaram em um projeto que se intitulou: “Vivências mediadas sobre saúde emocional e bem-estar grupal”, com carga horaria total de 12 horas, distribuídas em dois encontros virtuais e atividades assíncronas. O primeiro encontro nomeado de: “Saúde Emocional e o Sentido da Vida: conhecer-se para lidar com os sentimentos”. Esta, por sua vez, teve como objetivo, apresentar as dimensões básicas das principais emoções humanas, modos de reconhecê-las e como lidar com elas. O segundo foi intitulado do seguinte modo: “Saúde Emocional e o Sentido da Vida: planejar a jornada, escolher os destinos”. Por seu turno, o foco consistiu em propor modos de planejamento de vida e de ações que conduzissem para o alcance de objetivos pessoais. Cada encontro foi dividido em 4 etapas, a saber: sensibilização, psicoeducação, roda de conversa e acolhimento. Para a sensibilização, foram utilizadas músicas, vídeos e textos. Na etapa da psicoeducação, foram transmitidos vídeos e mediados diálogos. Na etapa da roda de conversa, foram apresentadas algumas regras básicas de funcionamento da etapa e como instrumento de mobilização foram utilizadas algumas perguntas norteadoras contextualizadas com o tema discutido. Por fim, foram realizados acolhimentos das falas e propostos planos de ação. Este estudo se pautou metodologicamente na abordagem qualitativa, compreendendo a complexidade e subjetividade das múltiplas realidades postas. Os resultados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temático. As falas dos participantes do grupo foram agrupadas em 4 segmentos, a saber: sentimento de pertencimento, autoconhecimento, autorregulação e acolhimento. Conclui-se que ações de acolhimento e psicoeducação asseguradas, serviram como medidas de aumento do senso de pertencimento e de desenvolvimento pessoal, se configurando como uma atividade de promoção de saúde mental, aplicada ao contexto da Universidade.
Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.
Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.
Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.
A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.
Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Gabriela Evangelista Pereira
COMISSÃO ORGANIZADORA
Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
AVALIADORAS/ES
Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira
Equipe CREPOP:
crepop03@crp03.org.br