O presente trabalho trata-se de um relato de experiência do Estágio Supervisionado Básico II de Psicologia - UniFG, realizado no período de abril a junho de 2021 na Estratégia Saúde da Família (ESF) em um município do sertão baiano. Como componente da Atenção Primária à Saúde (APS), a ESF tem por finalidade reorganizar a atenção básica, consolidando-a e aumentando o seu potencial a partir dos fundamentos do Sistema Único de Saúde (Brasil, 2002). A equipe atuante nesse contexto foi composta por cinco estagiários cursando o sétimo período do curso de Psicologia, supervisionados por uma Psicóloga e docente na instituição acadêmica. Inicialmente, foram realizadas observações participantes na unidade de saúde, sendo possível, ao mesmo tempo, uma escuta ética e atenta às questões apresentadas e a identificação das demandas; estas, por sinal, foram percebidas estreitamente associadas ao cenário pandêmico. A partir de então, foi possível definir o objetivo geral das intervenções, que consistiu em possibilitar melhorias na saúde mental e qualidade de vida dos usuários da ESF. Por temáticas a serem trabalhadas, definiu-se: Autocuidado e emoções em tempos de pandemia. As práticas foram desenvolvidas com adultos e idosos voluntários à participação nos grupos-operativos, que por meio da forma de pensar coletiva, possibilitam novas adaptações dos sujeitos à realidade, com a possível superação de barreiras e resistências à mudança em determinadas realidades (PICHON-RIVIÈRE, 1988). Nesta modalidade, introduziu-se a psicoeducação, teatro e mindfulness, que consiste na prática da atenção concentrada ao momento presente (GERMER; SIEGEL; FULTON, 2016). No decorrer das intervenções, que conteceram em espaços abertos ou na recepção da unidade, foi possível constatar a receptividade e interesse dos participantes nas atividades e reflexão dos temas propostos. A penúltima intervenção possibilitou que os estagiários falassem acerca das emoções, apresentando aos presentes figuras referentes à tristeza, alegria, raiva, entre outras. Os participantes foram instruídos a escolherem caricaturas das emoções com as quais mais se identificavam no momento. Ao ser aberta a roda de conversa sobre a dinâmica, sobressaíam relatos de desesperança, tristeza e angústia pelas perdas de esposos, filhos, familiares e amigos em decorrência da pandemia. Após a partilha de experiências, realizou-se a prática do mindfulness, a fim de facilitar a atenção consciente às sensações do corpo, às emoções e pensamentos, favorecendo uma maior regulação no campo emocional. Ao final desta e das demais atividades ao longo do período de atuação, foi possível identificar o bem-estar, a ressignificação de experiências, a satisfação e aprendizagem dos participantes a partir das temáticas trabalhadas. Verificou-se também que o estágio de Psicologia nas Políticas Públicas ampliou aos discentes o leque de possibilidades no campo de atuação da ciência psicológica; ao mesmo tempo, permitiu uma maior percepção do contexto de inacessibilidade da população vulnerável a maiores cuidados no âmbito da saúde mental. Dado o exposto, fazem-se necessárias novas reflexões e projetos que viabilizem na Atenção Primária à Saúde outros estágios em Psicologia, bem como, a atuação de profissionais psicólogos neste campo de forma mais abrangente, de modo que, os princípios da “integralidade, universalidade e equidade” (BRASIL, 1988) também se estendam à população em vulnerabilidade social, no que diz respeito à atenção à saúde.
Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.
Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.
Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.
A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.
Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Gabriela Evangelista Pereira
COMISSÃO ORGANIZADORA
Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
AVALIADORAS/ES
Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira
Equipe CREPOP:
crepop03@crp03.org.br