Atuação da psicóloga em equipe multiprofissional voltada para garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

  • Autor
  • Rafael Andrade de Souza
  • Co-autores
  • Néria Silva Ribeiro
  • Resumo
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    Atuação da psicóloga em equipe multiprofissional voltada para garantia de direito de crianças e adolescentes.

    Palavras-chaves: Criança e adolescente, Direitos Humanos, Psicologia.

    O NDCA (Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente) é um programa de extensão vinculado ao curso de Direito da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), campus de Vitória da Conquista/BA. Sua atuação está centrada no melhor interesse para crianças e adolescentes, fomentando uma cultura voltada para a efetivação dos seus direitos fundamentais dispostos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A equipe multiprofissional é composta por advogada, assistente social e psicóloga. Os casos acompanhados são encaminhados pelos Conselhos Tutelares, Ministério Público, Vara da Família, entre outros órgãos atuantes na rede municipal de garantia de direitos. Prevalecem conflitos de alienação parental, violência sexual, envolvendo diferentes arranjos familiares. O Núcleo possui três eixos estruturais. O primeiro é do atendimento especializado individual ou psicossocial, além do atendimento em equipe. O segundo compõe a execução de projetos estratégicos que envolvem cursos de formação para familiares, equipes técnicas, promoção de rodas de conversa, participação em eventos voltados para a prevenção da violência infanto-juvenil por meio de parcerias com instituições públicas e privadas (com palestras e oficinas). E o terceiro, o aspecto formativo, composto pelos grupos de estudos continuados da equipe, discussões de casos, estudos temáticos, além de auxiliar o processo formativo interdisciplinar dos estudantes de diferentes instituições de ensino, que são recebidos como estagiários. A inovação metodológica, por sua vez, ocorre nos atendimentos em equipe, envolvendo todos os profissionais que juntos acolhem as partes em litígio de forma individualizada. Tem como objetivo a compreensão do fenômeno de uma perspectiva ampla, isenta de julgamentos, visando a proteção de crianças e adolescentes. Assim, todas as intervenções buscam salvaguardar a integridade física e psíquica favorecendo um desenvolvimento saudável, o acesso a socialização primaria e secundaria com estabelecimento de diferentes vínculos, entre outros. A psicologia é fundamental para a compreensão dos impactos no desenvolvimento ocasionados pela violação dos direitos, para a criação de condições de superação e/ou ressignificação de consequências advindas das situações de violências impostas às acrianças e adolescentes. Além disso, a psicóloga realiza orientação às famílias, escutas individuais para crianças e adolescentes; supervisiona estagiários de psicologia; elabora documentos para o poder judiciário quando solicitada; participa de estudos de casos com a rede de proteção; organiza cursos de formação e eventos; participa das visitas psicossociais e institucionais cuja finalidade é compreender a psicodinâmica familiar e a qualidade das relações extrafamiliares. Toda essa atuação contribui para o fortalecimento e o reconhecimento do sistema de garantias de direito de crianças e adolescentes em Vitória da Conquista.

  • Palavras-chave
  • Criança, Adolescente, Direitos Humanos, Psicologia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo F: PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA
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Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.

Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.

Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.

A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.

Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.

  • Eixo A: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQIA+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO
  • Eixo B: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
  • Eixo C: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
  • Eixo D: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
  • Eixo E: PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Eixo F: PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA
  • Eixo G: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TRÂNSITO
  • Eixo H: PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES
  • Eixo I: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS 
Natani Evlin Lima Dias 
Pablo Mateus dos Santos Jacinto 
Gabriela Evangelista Pereira

COMISSÃO ORGANIZADORA

Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)

 

AVALIADORAS/ES

Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira

 

Equipe CREPOP:

crepop03@crp03.org.br