O presente trabalho refere-se a um relato de experiência vivenciada junto com a equipe do SUAS do município de Casa Nova – BA. A intervenção foi realizada com orientadores e oficineiros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e teve por objetivo auxiliar na formação dos educadores sociais. Na ocasião, a formação foi conduzida pelo psicólogo do CRAS e a diretora da proteção social básica e especial do órgão gestor, com o auxílio de uma estagiária de psicologia. Com a experiência vivenciada durante a capacitação do SCFV, esse relato aponta para uma discussão voltada para as equipes de referência do SUAS, tendo como finalidade, compreender, desenvolver e aplicar atividades socioeducativas e de convivência, visando assim a garantia de direitos e proteção aos usuários e seus familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade e, ou risco pessoal. O aprimoramento profissional da formação dos educadores se faz necessário para que obtenham um melhor acompanhamento dos usuários de acordo com a sua faixa etária, visando assim fortalecer seus vínculos familiares e comunitários com o intuito de prevenir e proteger de possíveis riscos e violações de direitos. A intervenção foi realizada com toda a equipe durante dois dias, em um auditório, utilizando como materiais de apoio Datashow, slides e cartilha impressa. Durante esses dias de roda de conversa foi possível compreender o trabalho social ofertado pelo SUAS, o papel dos técnicos, do educador social e os serviços que podem ser ofertados pelos mesmos, o momento foi propício para se conhecer a equipe, trocar experiências e auxilia-los na realização do planejamento onde foi divido em três eixos para serem executados durante o corrente ano, no encontro foi possível discutir sobre as temáticas e objetivos a serem cumpridos e algumas atividades que poderiam ser ofertadas para esse público alvo. Nesta ótica, faz-se necessário compreender e refletir cada vez mais sobre políticas públicas e a finalidade do serviço para que assim se criem estratégias que possam auxiliar a equipe para o aprimoramento do trabalho ofertado ao público em vulnerabilidade social. Ao final do encontro, os participantes avaliaram que a capacitação atingiu todas as expectativas desde a formação em si, quanto o estreitamento de vínculos entre os profissionais para que assim possam ofertar um serviço de qualidade aos seus usuários, bem como a harmonia no ambiente de trabalho. Conclui-se que se se faz crucial a educação permanente no SUAS, principalmente para técnicos de nível médio, dado que a grande maioria das capacitações se destinam à técnicos de nível superior. Desse modo, os colaboradores podem conhecer de fato o seu papel na rede e possam ofertar de forma concisa, clara e harmoniosa o acompanhamento aos seus usuários.
Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.
Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.
Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.
A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.
Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Gabriela Evangelista Pereira
COMISSÃO ORGANIZADORA
Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
AVALIADORAS/ES
Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira
Equipe CREPOP:
crepop03@crp03.org.br