O dia 18 de maio refere-se ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, essa data ficou conhecida em memória de Araceli Crespo que no dia 18 de maio de 1973 foi brutalmente sequestrada, violentada e assassinada aos 08 anos de idade. Durante essa data são realizadas ações com o intuito de alertar a população a combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Assim, ao considerar as necessidades de disseminar informações sobre a temática o presente trabalho trata-se de um relato de experiência acadêmica vivenciado por uma estagiária de psicologia no âmbito da Assistência Social. No dia dez de maio do corrente ano, foi ofertado uma capacitação em rede na cidade de Casa Nova – Ba em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do referido município tendo como objetivo discorrer sobre a atuação multidisciplinar em casos de abuso sexual e o papel dos técnicos. Tendo como convidados, os principais articuladores de cada setor da Assistência Social, Educação e Conselho Tutelar o evento ocorreu em um colégio contando com carga horária de 03 horas, utilizando de Datashow, slides e materiais gráficos. Na ocasião a capacitação foi conduzida pelo psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social Álvaro Nunes Braga (CRAS), onde foi ofertado aos convidados uma serie de discussões em políticas públicas com o intuito de auxilia-los a identificarem tipos de abusos, abusadores, como realizar articulação em rede e formular estratégias que amenizem o sofrimento, constrangimento e exposição da vítima, para que assim se garanta um cuidado especializado e de qualidade. Durante o encontro foi possível discorrer sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes como forma de conscientização, em prol a realização de ações visando à prevenção de casos de violência sexual e o compromisso com a defesa e cuidado de crianças e adolescentes violentadas do município, objetivando auxiliarem os profissionais a identificarem de forma rápida e empática a violência, bem como estratégias para se prevenir a ocorrência. Tratou-se de um momento único, e de grande valia, onde o palestrante e os convidados tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, mencionando alguns casos que aconteceram no município, apontando assim para a importância para se trabalharem em rede visando à prevenção e o cuidado com a criança ou adolescente tiveram os seus direitos violados. Contudo, é preciso reforçar e colocar em pratica o ano inteiro, deixando em aberto para novas discussões e capacitações, uma vez que se faz fundamental que a rede tenha momentos como esse que além de aprimorar seus conhecimentos, tragam relatos de vivencias para que consigam ofertar um atendimento de qualidade na vida da criança ou adolescente que tiveram seus direitos violados, restaurando assim os vínculos rompidos.
Ao longo dos anos os campos de práticas em Psicologia vêm se ampliando e alcançando os mais variados âmbitos, principalmente se considerarmos os avanços das políticas sociais, bem como o atual quadro de retrocessos enfrentados na presente conjuntura de crise social e política que, por sua vez, influencia direta ou indiretamente nos espaços em que a psicologia ocupa.
Atualmente, as políticas públicas se configuram como o espaço de grande inserção desses profissionais, como discutido por Mandelbaum (2012) que vê o campo social como “território fértil”, um verdadeiro laboratório para a produção em Ciências Humanas, uma vez que cada vez mais o social e o psicológico são concebidos de modo indissociável.
Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia e políticas públicas, bem como de interiorizar e desse modo divulgar o que tem sido proposto e desenvolvido no estado baiano, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem procurado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e os estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.
A Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas concretiza esse papel. Desde sua primeira edição, em 2016, agrega trabalhos de todo o estado da Bahia, evidenciando a pluralidade do fazer psi nesse território.
Em sua terceira edição, a Mostra celebrou os 15 anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) na Bahia e pautou os seguintes eixos temáticos nos trabalhos submetidos e nos debates da programação em geral: a) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO LGBTQI+, SEXUALIDADES E QUESTÕES DE GÊNERO; b) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS; c) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO; d) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE; e) PSICOLOGIA E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; f) PSICOLOGIA EM INTERFACE COM A JUSTIÇA; g) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, MOBILIDADE HUMANA E TR NSITO; h) PSICOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E ORGANIZAÇÕES; i) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
ORGANIZAÇÃO DOS ANAIS
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Gabriela Evangelista Pereira
COMISSÃO ORGANIZADORA
Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região
Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03/9621)
Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)
Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425)
Renan Vieira de Santana Rocha (CRP-03/11280)
AVALIADORAS/ES
Ailena Júlie Silva Conceição
Alana Oliveira Cintra Pedreira
Ana Caroline Moura Cabral
Candice Santana Souza de Oliveira
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Cintia Palma Bahia
Claudson Cerqueira Santana
Denise Viana Silva
Gabriela Evangelista Pereira
Giuliano Almeida Gallindo
Glória Maria Machado Pimentel
Iara Maria Alves da Cruz Martins
Jaqueline de Lima Braz Santos
Lara Araújo Roseira Cannone
Lívia Guimarães Farias
Luana Souza Barros Palmeira
Mailson Santos Pereira
Monaliza Cirino de Oliveira
Natani Evlin Lima Dias
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Rodrigo Márcio Santana
Ruthe Castro de Aquino Pinheiro
Silier Andrade Cardoso Borges
Thais Santos Ouais
Thaís Teixeira Cardoso
Tiago Ferreira da Silva
Valdineia Aragao dos Santos
Vanina Miranda da Cruz
Washington Luan Gonçalves de Oliveira
Equipe CREPOP:
crepop03@crp03.org.br