Objetivo: Propor projeto de inovação que fortaleça a relação entre bibliotecas públicas e escolas de educação básica, através da investigação de pontos de convergência de ambos dispositivos para garantir o acesso ao livro e à leitura aos estudantes das redes pública e privada enquanto a lei 12244/2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, não é cumprida. Métodos: Após discussão teórico-metodológica sobre inovação, contextos da Lei 12244/2010 e participação em Laboratório de Inovação, desenvolveu-se proposta prévia utilizando-se metodologia de Design Thinking e Ana?ise SWOT. Também se realizou estudo de caso para ajustes da proposta, no qual foram analisadas três Bibliotecas da Região Oeste da Cidade de São Paulo, considerando os serviços ofertados e a proximidade com escolas do entorno. Resultados: Percebeu-se que apesar da proximidade de algumas escolas com as Bibliotecas Públicas analisadas, não há parcerias sistematizadas que possam suprir provisoriamente a ausência de Bibliotecas Escolares do entorno. Entre outras fraquezas, a redução do conceito que se tem das bibliotecas públicas, tratadas como zeladoras de acervo físico sem relação com a área da Educação, notou-se que as Bibliotecas Públicas têm sido subutilizadas, não se propondo como possibilidade de apoio a ser consideradas para projetos didáticos-pedagógicos derredor. Conclusão: Ao final foram criadas duas propostas de inovação: a primeira, para aplicação no curto prazo, "Rede Interativa de Parceria Biblioteca-Escola", serviço de inovação incremental, para fomentar a troca de informações sobre as atividades, produtos e serviços dentro das bibliotecas públicas buscando sinergia na construção de projetos em parceria com as escolas e a segunda, como proposta institucional a médio/longo prazo, é a criação de um cargo específico, o de Bibliotecário de Articulação Escolar, que solidificaria a relação entre os dois dispositivos com planejamento e execução de ações personalizadas às necessidades das escolas lindeiras, costurando parcerias institucionais nas esferas públicas coordenadoras das duas instâncias.
Comissão Organizadora
Victor Barros
Comissão Científica