As práticas agrícolas desempenham um papel importante no cenário Brasileiro. Contudo, a realidade de desigualdade de acesso e estruturas ainda é uma realidade. A Transformação Digital na Agricultura surge como uma possibilidade de redução das disparidades entre as produções não familiares e familiares, principalmente pelo novo olhar que se dá aos recursos tecnológicos e as grandes proporções de colaboração e disseminação de informações. Neste âmbito, essa pesquisa tem o objetivo de compreender os elementos da Transformação Digital que influem na Criação de Valor das produções agrícolas, sob o viés das culturas de produção familiares e não familiares. Buscar-se responder à seguinte pergunta: quais elementos influem na Criação de Valor, por meio da Transformação Digital, das produções agrícolas familiares e não familiares? Para isso, fez-se uso de um questionário com 39 questões dispostas em escala Likert, sendo os resultados analisados de forma multimétodo e multigrupo, caracterizando a abordagem quantitativa. Por resultado, identificou-se que os elementos Soluções digitais, Parcerias e Cocriações, Gestão de Conhecimento e Inovação, Gestão de Mercado e Negócios e Desenvolvimento humano estão presentes nas produções não familiares e familiares; entretanto, a importância dada a esses é distinta. Acredita-se que o modelo em face possa equalizar os acessos por meio de colaborações e tecnologias. Acentua-se que a pesquisa possui limitações e não é um modelo único de Transformação Digital para a Agricultura; embora seja uma possibilidade a ser utilizada na busca de criação de valor para as produções agrícolas Brasileiras.
Comissão Organizadora
Victor Barros
Comissão Científica