A I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas (I JESPPE) é um evento científico promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação (GEPPE) e o Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais (OPPLS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que reuniu docentes, discentes e profissionais da educação da rede pública e de movimentos sociais interessados no estudo das políticas educacionais, em seus diversos recortes. O evento, de caráter nacional, foi um espaço de debate, trocas de experiências e socialização de pesquisas desenvolvidas por estudiosos do campo da política educacional, organizados em quatro eixos temáticos: 1. Financiamento e Gestão da educação básica e superior; 2. Políticas de Formação, carreira e remuneração dos profissionais da educação; 3. Movimentos Sociais e políticas de educação do campo; e 4. Políticas de currículo e avaliação da educação, articulando diversas atividades acadêmico-científicas, tais como Conferências, Mesas Redondas, Comunicação oral, Pôsteres e Lançamento de Livros. O tema “Políticas Educacionais para além do capital: dilemas e perspectivas”, proposto, assume grande importância no contexto atual de desenvolvimento das políticas educacionais no Brasil, indicando reflexões propositivas na direção de formulação de políticas públicas de educação comprometidas com a transformação social. Em sua primeira edição, a JESPPE aconteceu de forma presencial, no período de 24 a 26 de maio de 2023, no Auditório da Reitoria, no Campus do Bacanga, em São Luís/MA e contou com 205 inscritos, de diferentes estados do Brasil; 10 palestrantes de 07 Universidades Federais; 69 trabalhos aprovados e 07 lançamentos de livros. O evento pretende se constituir em atividade bianual do GEPPE.

Os trabalhos serão submetidos no período de 30/01 a 31/03/2023, em conformidade com as regras estabelecidas nos itens a seguir. Um mesmo participante pode apresentar até dois trabalhos, em uma mesma categoria ou em categorias diferentes. Todos os trabalhos submetidos serão avaliados pelo comitê cientifico, em conformidade com as regras estabelecidas.

1 - Modalidades de Submissão

Para o evento serão aceitos trabalhos em forma de resumo expandido e artigo completo, de acordo com o tipo de apresentação e os eixos temáticos especificados a seguir:

Comunicação Oral – Trabalho em forma de artigo completo que apresente resultados de estudos e pesquisas, concluídos ou em andamento, desde que se apresente organizado em torno de um dos quatro eixos temáticos. Serão admitidos até três autores por artigo (sendo um orientador, quando for o caso).

  • Os trabalhos para apresentação na categoria de comunicação oral deverão ser apresentados conforme as seguintes regras:
  • Como garantia de anonimato no processo de avaliação, o artigo não deve ser identificado. A identificação será feita no sistema eletrônico em arquivo específico;
  • Deve possuir no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas, incluindo resumo e referências;
  • Devem ser apresentado em formato word em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre os caracteres, justificado, margens superior e esquerda em 3 cm, e inferior e direita em 2 cm, espaço 1,5 entre as linhas do texto, com espaçamento antes e depois em 0 pt, e recuo do parágrafo em 1,5. O resumo deve ser justificado a 5 centímetros da margem esquerda, em fonte 10, com espaçamento simples, contendo até 700 caracteres com espaço, incluindo palavras-chave palavras. O resumo deve ser apresentado em português e em inglês, sem parágrafos, seguido das respectivas palavras-chave/ Keywords;
  • As citações, notas de rodapé e referências devem estar de acordo com as normas da ABNT. As citações devem utilizar o sistema autordata;
  • O título do trabalho deve ser apresentado em caixa alta e negrito, de forma centralizada, com subtítulo em negrito e minúsculas;
  • Os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e negrito;
  • Tabelas, quadros, fotos, ilustrações, mapas, etc. deverão ser restritos ao mínimo indispensável, enumeradas consecutivamente com algarismos arábicos e apresentadas em escala de cinza.

Pôsteres – Trabalho em forma Resumo Expandido, que apresente relatos de experiências de pesquisa, extensão e ensino, de alunos de graduação e pós- graduação sobre temas relevantes no campo da política educacional. Serão admitidos até cinco autores por trabalho (incluindo orientador, quando for o caso). Os resumos devem obedecer ao seguinte formato:

  • Como garantia de anonimato no processo de avaliação, o resumo não deve ser identificado. A identificação será feita no sistema eletrônico em arquivo específico;
  • O resumo expandido deve ter no máximo 2.800 caracteres com espaço, incluindo o título e as referências. Dever ser organizado em parágrafo único, sem recuo, contendo o objeto de estudo a ser apresentado, sua origem (pesquisa, estágio, projeto de extensão, etc.), metodologia, referenciais de análises, resultados e referências.
  • Devem ser enviados em formato word, em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento normal entre os caracteres, justificado, margens superior e esquerda em 3 cm, e inferior e direita em 2 cm, espaço 1,5 entre as linhas do texto, com espaçamento antes e depois em 0 pt.
  • O título do trabalho deve ser apresentado em caixa alta e negrito, de forma centralizada, subtítulo em negrito minúsculo.

2 - Eixos Temáticos

Os eixos temáticos são unidades temáticas de caráter interdisciplinar que articulam estudos dos mais diversos campos da política educacional.

Eixo Temático 1 – Financiamento e Gestão da educação básica e superior

Análise das políticas de gestão e organização da educação básica e/ou superior e como essas interferem na configuração do trabalho pedagógico e na qualidade da educação; investigação das políticas de financiamento da educação básica e da educação superior e suas interfaces com as relações público e privado no financiamento da educação básica e superior, as relações federativas, questões de qualidade e equidade e seus desdobramentos na ampliação do acesso e permanência dos estudantes.

Eixo Temático 2 – Políticas de Formação, carreira e remuneração dos profissionais da educação

Análises e avaliações das políticas de formação, carreira e remuneração dos profissionais da educação e suas interfaces com a qualidade e a democratização da educação pública; concepções, modelos, limites e perspectivas das políticas de formação de professores; mecanismos de precarização do trabalho docente colocados em curso no processo de mercantilização da educação pública. Investigação de políticas de valorização e carreira docente e demais profissionais da educação.

Eixo Temático 3 – Movimentos Sociais e políticas de educação do campo

Relações entre Estado e movimentos sociais na disputa das políticas de educação do campo. Discussões e pesquisas sobre as políticas de formação de educadores do campos: seus desafios e perspectivas no contexto da intensificação do neoliberalismo, sobre o desmonte das políticas de educação do campo, fechamento de escolas e experiências de resistência nas escolas do campo. Investigações sobre organização do trabalho pedagógico na educação do campo e suas implicações no fortalecimento da escola do campo.

Eixo Temático 4 – Políticas de currículo e avaliação da educação

Análise das disputas em torno das políticas de currículo e avaliação da educação. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus desdobramentos na qualidade da educação básica. Debates a respeito das perspectivas do currículo integrado para uma formação emancipatória e os desafios para a sua construção e execução; implicações das políticas de currículo e avaliação na educação pública.

3 - Avaliação e aprovação dos trabalhos

Todos os trabalhos submetidos à I JESPPE serão avaliados pelos pareceristas integrantes do Comitê Científico no sistema duplo cego, com base nos seguintes critérios:

  • Atendimento total às regras estabelecidas neste Regulamento. Trabalhos que não estejam de acordo com as regras serão eliminados;

  • Pertinência do trabalho em relação ao eixo temático proposto. Em caso de um trabalho atender a todos os requisitos, mas estar em desacordo ao eixo temático proposto, o parecerista pode sugerir a provação para outro eixo mais pertinente;

  • Qualidade linguística: uso adequado do idioma, clareza e correção na comunicação e encadeamento lógico dos argumentos;

  • Problematização do tema e consistência analítica, fundamentação teórico-metodológica, contribuição para a produção do conhecimento na área das Ciências Sociais e bibliografia pertinente ao tema abordado.

4 - Apresentação dos trabalhos

A Sessão de Pôsteres ocorrerá no dia 24/05/2023, no horário das 16:20 às 18:00, em local posteriormente informado por ocasião do credenciamento e na página do evento.

As Sessões de Comunicação Oral ocorrerão no dia 25/05/2023, nos horários das 10:20 às 12:00 e das 16:20 às 18:00 e no dia 26/05/2023, no horário das 10:20 às 12:00. As Sessões serão organizadas em salas por eixo temático. Os locais e horários de cada apresentação serão posteriormente informados por ocasião do credenciamento e na página do evento.

5 - Publicações de anais

Todos os trabalhos aprovados e que tenham a inscrição confirmada dos autores serão publicados em Anais do evento, contendo o International Standard Bibliographical Number (ISBN), que será providenciado junto à Fundação Biblioteca Nacional, por meio da Editora da UFMA (EDUFMA). Assim, os Anais seguirão os padrões e procedimentos determinados pela EDUFMA e rigorosa revisão textual e de edição.

A publicação dos Anais deve ser feita no prazo máximo de 20 (vinte) dias após o encerramento do evento.

  • Eixo 1 – Financiamento e Gestão da educação básica e superior
  • Eixo 2 – Políticas de Formação, carreira e remuneração dos profissionais da educação
  • Eixo 3 – Movimentos Sociais e políticas de educação do campo
  • Eixo 4 – Políticas de currículo e avaliação da educação

Comissão Organizadora

Cacilda Rodrigues Cavalcanti

Paulo Roberto de Sousa Silva

Diana Costa Diniz

Safira Lopes Rego

José de Ribamar Sá Silva

Débora Mustafá Pires Leal

Mário Jorge Belfort

Cristina de Araújo

Juliana Bezerra Alcobaço

Micael Carvalho dos Santos

Érica dos Santos Barros

Francisca do Nascimento Silva

Pablo Henrique da Silva Pereira

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Adriana Aparecida Dragone Silveira - UFPR

Profa. Dra. Nalu Farenzena - UFRS

Profa. Dra. Terciana Vidal Moura – UFRB

Profa. Dra. Clarice Aparecida dos Santos – UNB

Profa. Dra. Rosimar de Fátima Oliveira – UFMG

Profa. Dra. Cacilda Rodrigues Cavalcanti - UFMA

Prof. Dr. Érbio dos Santos Silva– UFMA

Prof. Dr.Ângelo Rodrigo Bianchini – UFMA

Prof. Ms. Paulo Roberto de Sousa Silva – UFMA

Profa. Dra Diana Costa Diniz - UFMA

Profa. Dra. Marise Marçalina de Castro Silva Rosa - UFMA

Profa. Dra. Cristina Cardoso de Araújo - UFMA

Prof. Dr. José de Ribamar Sá Silva - UFMA

Prof. Dr. Antonio Gonçalves Filho – UFMA

Profa. Ms. Débora Reis - CEST

 

jesppe2023@gmail.com

geppeufma.ccso@ufma.br