Informações

As Conferências e Mesas Redondas serão transmitidas no canal do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas: https://www.youtube.com/live/6oJSmA_BjFw?feature=share

Evento científico promovido pelo Grupo de Estudos de Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação (GEPPE), que reúne docentes, discentes e profissionais da educação da rede pública e de movimentos sociais interessados no estudo das políticas educacionais, em seus diversos recortes. O evento, de caráter nacional, pretende ser um espaço de debate, trocas de experiências e socialização de pesquisas desenvolvidas por estudiosos do campo da política educacional, organizados em quatro eixos temáticos, que articularão diversas atividades acadêmico-científicas, tais como Conferências, Mesas Redondas, Comunicação oral e Pôsteres e acontecerá de forma presencial.

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  • Artigo Completo (Comunicação Oral)

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  • Resumo Expandido (Pôster)

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Palestrantes

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Roberto Leher

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Nelson Cardoso Amaral

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Helena de Freitas

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Luiz Fernandes Dourado

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Virgínia Fontes

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Clarice Aparecida dos Santos

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José de Ribamar Sá Silva

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Valdenice de Araújo Prazeres

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Caciilda Rodrigues Cavalcanti

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Paulo Roberto de Sousa Silva

Programação:

Solenidade de abertura Abertura

Políticas educacionais para além do capital: limites e perspectivas no Brasil atual Conferência · Roberto Leher

Desafios atuais das políticas de formação dos profissionais da educação Mesa-redonda · Helena de Freitas, Valdenice de Araújo Prazeres

Sessão de pôsteres Exposição

Reformas curriculares no Brasil atual e suas implicações para uma educação humanizadora Mesa-redonda · Luiz Fernandes Dourado, Paulo Roberto de Sousa Silva

Sessão de comunicação oral Comunicação científica

Desafios e perspectivas do financiamento da educação básica e superior no Brasil Mesa-redonda · Caciilda Rodrigues Cavalcanti, Nelson Cardoso Amaral

Lançamento de livros Comunicação científica

Ato em comemoração aos 25 anos do Pronera Homenagem

Educação do campo, soberania alimentar e projeto de país Mesa-redonda · Clarice Aparecida dos Santos, José de Ribamar Sá Silva

Exposição fotográfica Exposição

Sessão de comunicação oral Comunicação científica

Projeto de país, projeto de educação: para onde caminha o Brasil? Conferência · Virgínia Fontes

Atividade cultural Apresentação Artística

Credenciamento

O credenciamento será realizado na secretaria, no local do evento, a partir das 8:00 do dia 24/05/2023


Segue alguns mapas para facilitar sua localização na I JESPPE:

 

 LOCALIZAÇÃO DA I JESPPE 

MAPA 01 - REGIÃO CENTRO/ITAQUI-BACANGA

https://goo.gl/maps/sH6knGhRvGvqd24k6

MAPA 02 – UFMA (do Pórtico de Entrada até o Auditório Central – Reitoria)

https://goo.gl/maps/2XgfTJ3SKcGoJZtN8

MAPA 03 – UFMA (do Pórtico de Entrada até o Centro de Ciências Sociais – CCSO)

https://goo.gl/maps/uGff5NggR9UvtNMe8


 DICAS DE RESTAURANTES, HOTÉIS, PONTOS TURÍSTICOS 

SUGESTÕES de Restaurantes, Hoteis e Pontos Tutísticos - I JESPPE.pdf

 

Auditório da Reitoria

Avenida dos Portugueses

Vila Bacanga, São Luís - MA

65080-805

Auditório da Reitoria

Ver no mapa

Avenida dos Portugueses

Vila Bacanga, São Luís - MA

65080-805

GEPPE

Grupo de Estudos de Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação

Roberto Leher

UFRJ


Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Estado, Trabalho e Movimentos Sociais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Atua no Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação - COLEMARX. Pesquisador do CNPq, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (julho de 2015 a julho de 2019).

Nelson Cardoso Amaral

UFG


Possui mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Atualmente é professor associado II, aposentado, da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia; gestão; financiamento e avaliação institucional.

Helena de Freitas

Unicamp


Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Desenvolveu seu pós-doutorado junto à USP com o tema Formação de Professores em Cuba e Russia.(1995) sob coordenação da Profa. Selma Garrido. Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas, desenvolveu-se na área de Educação, atuando no campo da Formação do Educador, com ênfase principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas de formação, diretrizes curriculares, licenciaturas, curso de pedagogia e movimento dos educadores. É membro da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação.

Luiz Fernandes Dourado

ANPAE


Professor Titular Emérito da UFG, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS,2010), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990),graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983). Diretor de Intercâmbio Institucional da ANPAE.Foi Membro do Conselho Superior da CAPES (2014/2018), Membro do Conselho Técnico Científico da Capes - ed. Básica (2013/2017), membro do Conselho editorial da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce, membro do conselho editorial da Revista Educação e Sociedade (cedes), Revista Horizonte Latino Americano do Mercosul e da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Membro do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA/FLACSO). Tem experiência na área de Educação e sociologia da educação com ênfase em política educacional, envolvendo estudos sobre avaliação, gestão e regulação da educação básica e educação superior. Atualmente é Diretor de Relações Institucionais da ANPAE e membro do FNPE.

Virgínia Fontes

UFF


Historiadora, com mestrado na UFF (1985) e doutorado em Filosofia - Université de Paris X, Nanterre (1992). Atua na Pós-Graduação em História da UFF. Integra o NIEP-MARX - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o marxismo. Coordena o Grupo de Trabalho e Orientação-GTO (www.grupodetrabalhoeorientacao.com.br). Trabalhou na Fiocruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-EPSJV, onde também coordenou e participa de curso de Especialização. Em atuação conjunta entre Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP, a EPSJV e o Ministério da Saúde, coordenou coletivamente e atuou no mestrado profissional "Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais". Principais áreas de atuação: Teoria e Filosofia da História, Epistemologia, História do Brasil República, História Contemporânea. Autora de Reflexões Impertinentes (2005), de O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história (2010), co-autora de Hegemonia Burguesa na Educação Pública (EPSJV, 2018) e de inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais. Docente da Escola Nacional Florestan Fernandes-MST. Coordenadora do GT História e Marxismo-Anpuh. Integra diversos conselhos editoriais no país e no exterior.

Clarice Aparecida dos Santos

UnB


Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH/UERJ (2016); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2009); Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade de Ijuí (2002), Atualmente é docente do ensino superior da Universidade de Brasília, atuando principalmente nos temas: Educação do Campo e Políticas Públicas. Coordenadora do Núcleo de Estudos Agrários-NEAGRI/CEAM/UnB. Membro da Coordenação do Fórum Nacional de Educação do Campo.

José de Ribamar Sá Silva

UFMA


Professor Titular, Departamento de Economia, Universidade Federal do Maranhão. Docente e pesquisador nos programas de pós-graduação PPG Políticas Públicas e PPG Desenvolvimento Socioeconômico. Bacharel em Ciências Econômicas e especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Federal do Maranhão/ UFMA. Mestre em Economia Rural, pela Universidade Federal da Paraíba/ UFPB. Doutor em Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Maranhão, com estágio de doutorado no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP. Realizou estágio de pós-doutorado na Middlesex University/ MDX, Londres/Reino Unido, com financiamento da CAPES. Tem experiência em gestão acadêmica, pesquisa e ensino, nas áreas de Economia, Políticas Públicas e Educação do Campo, com interesse acadêmico nos temas: formação socioeconômica do Brasil e do Maranhão; desenvolvimento socioeconômico; economia agrária e dos recursos naturais; políticas públicas para o campo; assentamentos da reforma agrária; agricultura familiar e soberania alimentar, segurança alimentar e nutricional.

Valdenice de Araújo Prazeres

UFMA


Possui graduação em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (1987), Especialização em Educação Especial na Universidade Federal do Maranhão/Projeto Prata da Casa/ UFMA (1999) e Especialização em Supervisão Escolar na Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Tem experiência na área de Educação em seus dois níveis e em diversas modalidades, como Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo. Atualmente é docente efetiva da Universidade Federal do Maranhão, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação docente, políticas de educação superior, Educação e relações étnico-raciais, Educação e Movimentos Sociais. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de professore/as para educação das relações étnico-raciais - UFMA.

Caciilda Rodrigues Cavalcanti

UFMA


Doutora em Educação pela UFMG, com estágio doutoral no Centro de Políticas Comparadas da Universidade de Colônia, na Alemanha; é Mestra em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Foi Supervisora de Educação do Campo na Secretaria de Estado da Educação no Maranhão e coordenadora de projetos de alfabetização e formação de professores do PRONERA no Maranhão. Exerceu a vice-presidência da APRUMA – Seção Sindical do Andes na gestão 2020 e 2021. É professora do Departamento de Educação II, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Maranhão. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação (GEPPE) e coordenadora geral do Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais da UFMA.

Paulo Roberto de Sousa Silva

UFMA


Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Mestre em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz); Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento, pela Universidade de Brasília (UnB); e Licenciado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua desde 2000 como estudante, militante e trabalhador no âmbito da Educação do Campo, junto ao setor público e à organizações e movimentos sociais. É  professor no curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação (GEPPE); do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEPPFORTRAD) e do Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais (OPPLS).