O estudo aborda sobre o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no formato remoto, tendo como base um estudo de caso realizado com 47 alunos da Universidade Federal de Alagoas. Quanto a metodologia, o trabalho adotou a pesquisa quantitativa de natureza bibliográfica exploratória, buscando identificar a eficácia do ensino remoto no processo de aprendizagem em Libras. Foi realizado embasamento teórico a partir de artigos e coleta de dados a partir de questionário pré-elaborado. As análises demonstraram que o processo de ensino-aprendizagem de Libras na modalidade remota foi eficaz, os alunos relataram um grau significativo de satisfação e progresso no aprendizado, destacando o ensino remoto como uma alternativa viável, especialmente em contextos onde o ensino presencial não é possível. Em conclusão, o estudo reafirma a importância de um planejamento cuidadoso para que o ensino remoto de Libras possa alcançar níveis de excelência comparáveis ao ensino presencial. Com tais medidas, a modalidade remota mostra-se uma solução promissora para democratizar o acesso à educação em Libras e garantir a inclusão de mais estudantes nesse processo educativo.
Comissão Organizadora
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Me. Thiago Bruno de Souza Santos (UFAL)
Comissão Científica
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Anderson Almeida da Silva (UFPE)
Dr. Bruno Gonçalves Carneiro (UFT)
Dra. Camila Tavares Leite (UFU)
Dr. Charley Pereira Soares (UFMG)
Dra. Dayane Celestino de Almeida (Unicamp)
Dr. Guilherme Lourenço de Souza (UFMG)
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dra. Lígia dos Santos Ferreira (UFAL)
Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL)
Dra. Miriam Royer (UFCA)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Dra. Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima (UFAL)
congressointernellis@gmail.com
Publicação dos anais do II Congresso Internacional de Estudos em Linguística de Línguas de Sinais | Internellis - celebrando os 10 anos do curso de Letras-Libras da UFAL.
ISBN: 978-65-01-25702-0