A posição de realização do elemento interrogativo WH nas sentenças em Libras é um processo complexo que envolve sua realização in situ, na periferia esquerda da sentença e até mesmo de forma duplicada, ocorrendo tanto na periferia esquerda quanto na posição in situ simultaneamente. A pesquisa realizada investigou a posição de ocorrência dos elementos WH em dados de produção e julgamentos de aceitabilidade, analisando testes aplicados a informantes surdos, falantes de Libras, e controlando as propriedades dos verbos nas sentenças apresentadas.
Estudos convergem para a afirmação de que a ordem de palavras mais produtiva e natural em Libras é a ordem SVO, embora fenômenos como a topicalização possam alterar essa ordem, levando a ordens como OSV, especialmente nos casos de topicalização do objeto. Quadros (1999) observa que a ordem natural em Libras é SVO, podendo derivar para OSV e SOV, com motivações sintáticas e informacionais condicionando as ordens marcadas, especialmente em construções interrogativas, de tópico, foco e com "verbos pesados".
A pesquisa direcionou-se para identificar as motivações gramaticais que influenciam as diferentes posições de realização dos elementos WH em Libras, investigando o tipo de verbo nas construções analisadas e controlando propriedades como verbos de concordância, verbos ancorados e verbos direcionais. Os testes de produção demonstraram que a presença de verbos com concordância favorece o movimento do elemento interrogativo para a periferia esquerda da sentença, enquanto os testes de aceitabilidade indicaram que esse movimento foi menos aceito em contextos com verbos sem concordância. A pesquisa está fundamentada na Teoria da Gramática Gerativa, em sua versão minimalista, permitindo a interpretação das diferentes ordens e propriedades verbais em termos dos princípios que regem as línguas naturais e os parâmetros específicos da Libras em relação à posição do elemento WH.
Comissão Organizadora
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Me. Thiago Bruno de Souza Santos (UFAL)
Comissão Científica
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Anderson Almeida da Silva (UFPE)
Dr. Bruno Gonçalves Carneiro (UFT)
Dra. Camila Tavares Leite (UFU)
Dr. Charley Pereira Soares (UFMG)
Dra. Dayane Celestino de Almeida (Unicamp)
Dr. Guilherme Lourenço de Souza (UFMG)
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dra. Lígia dos Santos Ferreira (UFAL)
Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL)
Dra. Miriam Royer (UFCA)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Dra. Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima (UFAL)
congressointernellis@gmail.com
Publicação dos anais do II Congresso Internacional de Estudos em Linguística de Línguas de Sinais | Internellis - celebrando os 10 anos do curso de Letras-Libras da UFAL.
ISBN: 978-65-01-25702-0