COMPOSIÇÃO DE ELEMENTOS LINGUÍSTICOS E GESTUAIS NA LIBRAS: CONCEITUAÇÃO TEÓRICA E REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Marcelo Porto
  • Co-autores
  • Lídia da Silva
  • Resumo
  • Os gestos são fundamentais na comunicação humana, presentes em todas as culturas e línguas (CARNEIRO, 2016). O estudo da gestualidade não apenas enriquece nossa compreensão da linguagem e comunicação, mas é crucial no contexto das línguas de sinais como a Libras, onde a comunicação é predominantemente visual e gestual. Esta pesquisa se insere nesse contexto e visa discutir sobre o estatuto dos gestos na linguagem, explorando seu papel como base dos signos linguísticos ou como sinais linguísticos propriamente ditos, além de refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem para aprendizes ouvintes brasileiros. Os objetivos específicos incluem: 1) apresentar as ideias de Frydrych (2019), juntamente com as de Liddell e Metzger (1998) e McCleary e Viotti (2011); 2) assumir que as manifestações gestuais são materiais linguísticos e podem ser chamadas de expressões policomponenciais (LIDDELL, 2003); e 3) discutir o processo de ensino de expressões policomponenciais para aprendizes de Libras como segunda língua (L2). A metodologia adotada é bibliográfica e descritiva, utilizando as obras de Liddell e Metzger (1998) e McCleary e Viotti (2011) na revisão bibliográfica, enquanto na parte descritiva são analisados os dados de Silva (2018) e Kurz, Mullaney e Occhino (2019) à luz da proposta de Taub et al. (2008).Os resultados destacam a variabilidade dos componentes gestuais e linguísticos na produção de expressões policomponenciais, influenciados pela cognição e experiência do sinalizante. Elementos como configuração de mão (CM), movimento, localização e direção são essenciais, sendo a CM crucial para a codificação de entidade e superfície. A aprendizagem dessas expressões relaciona-se ao desenvolvimento do pensamento imagético e envolve questões pedagógicas como o estímulo à produção gestual espontânea e o treinamento do uso do olhar. Conclui-se que as expressões policomponenciais combinam elementos linguísticos e gestuais, com transferências significativas da gestualidade para a língua

  • Palavras-chave
  • Libras. Expressões policomponenciais. Ensino e aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linguística Aplicada e Línguas de Sinais
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Publicação dos anais do II Congresso Internacional de Estudos em Linguística de Línguas de Sinais | Internellis - celebrando os 10 anos do curso de Letras-Libras da UFAL.

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