O presente artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre estratégias metodológicas para o ensino de Libras como L2 para ouvintes em curso intermediário, a partir da organização de materiais didáticos específicos para este público, tendo como base os métodos e abordagens de ensino que revelaram eficiência para a aprendizagem de segunda língua. Neste sentido, tratou-se das principais metodologias de ensino, desde as abordagens aos métodos, os aspectos históricos enveredando pelo reconhecimento da língua de sinais enquanto língua natural, o contexto atual de formação de professores e a necessidade de produção de material que se adeque aos objetivos das aulas. Por fim, destacam-se as reflexões suscitadas como consequência das minhas experiências como estudante de graduação de Letras-Libras no ensino de Libras especificamente par ao nível intermediário. Conclui-se a notada escassez de materiais didáticos que tendam às demandas de apresentação de conteúdo, o que atribui ao professor a responsabilidade de melhor planejar os conteúdos e recursos adotados.
Comissão Organizadora
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Me. Thiago Bruno de Souza Santos (UFAL)
Comissão Científica
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Anderson Almeida da Silva (UFPE)
Dr. Bruno Gonçalves Carneiro (UFT)
Dra. Camila Tavares Leite (UFU)
Dr. Charley Pereira Soares (UFMG)
Dra. Dayane Celestino de Almeida (Unicamp)
Dr. Guilherme Lourenço de Souza (UFMG)
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dra. Lígia dos Santos Ferreira (UFAL)
Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL)
Dra. Miriam Royer (UFCA)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Dra. Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima (UFAL)
congressointernellis@gmail.com
Publicação dos anais do II Congresso Internacional de Estudos em Linguística de Línguas de Sinais | Internellis - celebrando os 10 anos do curso de Letras-Libras da UFAL.
ISBN: 978-65-01-25702-0