TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, LIBRAS, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

  • Autor
  • Flávia Araújo dos Santos
  • Co-autores
  • Maria Victória da Silva Costa
  • Resumo
  • O autismo (Transtorno do Espectro Autista e/ou TEA), segundo o DSM-5 — Manual

    de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — é um transtorno do

    neurodesenvolvimento que entre suas especificidades relacionadas, encontram-se déficits que

    comprometem algumas áreas do desenvolvimento humano, dentre elas, a interação social, no

    que diz respeito a comunicação e a fala respectivamente. Para Benveniste (2008) é pela

    linguagem que o ser humano se constitui enquanto sujeito da sociedade. Refletir sobre as

    formas de comunicação e a importância dela, é primordial para buscar as que sejam úteis

    (para cada grupo de pessoas) e que possam ser disseminadas não somente em relação ao

    contexto onde a pessoa com autismo está inserida. É o caso da Libras (Língua Brasileira de

    Sinais), que não possui localização geográfica específica de acordo com Quadros (2019).

    Desde sua oficialização em 2002 perante a lei 10.436, ela espalhou-se em diversos espaços e

    conquistou adeptos para a comunidade surda, Silva (2008) afirma que em uma sociedade onde

    as interações sociais se estabelecem predominantemente pela fala (oral), pessoas que, por

    diversos fatores, não apresentam a oralidade ou têm alterações que os impossibilitam de

    oralizar, podem ter suas relações sociais e pessoais restringidas.O presente trabalho como

    revisão bibliográfica, objetiva refletir acerca da possibilidade da aquisição da Libras como

    Comunicação Alternativa para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Bem como,

    instigar pesquisas que corroborem com acesso e permanência da pessoa com TEA no âmbito

    educacional. Para fundamentar a pesquisa foram usadas as reflexões de autores como Teixeira

    (2017), Quadros e Karnopp (2004) e Silva 2020.O procedimento metodológico deste artigo

    consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA),

    enfatizando seus aspectos e sua relação com a Libras como uma forma de Comunicação

    Alternativa.

    Palavras-chave: TEA, Libras, Linguagem.

  • Palavras-chave
  • TEA. LIBRAS. LINGUAGEM
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Publicação dos anais do II Congresso Internacional de Estudos em Linguística de Línguas de Sinais | Internellis - celebrando os 10 anos do curso de Letras-Libras da UFAL.

ISBN: 978-65-01-25702-0