O autismo (Transtorno do Espectro Autista e/ou TEA), segundo o DSM-5 — Manual
de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — é um transtorno do
neurodesenvolvimento que entre suas especificidades relacionadas, encontram-se déficits que
comprometem algumas áreas do desenvolvimento humano, dentre elas, a interação social, no
que diz respeito a comunicação e a fala respectivamente. Para Benveniste (2008) é pela
linguagem que o ser humano se constitui enquanto sujeito da sociedade. Refletir sobre as
formas de comunicação e a importância dela, é primordial para buscar as que sejam úteis
(para cada grupo de pessoas) e que possam ser disseminadas não somente em relação ao
contexto onde a pessoa com autismo está inserida. É o caso da Libras (Língua Brasileira de
Sinais), que não possui localização geográfica específica de acordo com Quadros (2019).
Desde sua oficialização em 2002 perante a lei 10.436, ela espalhou-se em diversos espaços e
conquistou adeptos para a comunidade surda, Silva (2008) afirma que em uma sociedade onde
as interações sociais se estabelecem predominantemente pela fala (oral), pessoas que, por
diversos fatores, não apresentam a oralidade ou têm alterações que os impossibilitam de
oralizar, podem ter suas relações sociais e pessoais restringidas.O presente trabalho como
revisão bibliográfica, objetiva refletir acerca da possibilidade da aquisição da Libras como
Comunicação Alternativa para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Bem como,
instigar pesquisas que corroborem com acesso e permanência da pessoa com TEA no âmbito
educacional. Para fundamentar a pesquisa foram usadas as reflexões de autores como Teixeira
(2017), Quadros e Karnopp (2004) e Silva 2020.O procedimento metodológico deste artigo
consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA),
enfatizando seus aspectos e sua relação com a Libras como uma forma de Comunicação
Alternativa.
Palavras-chave: TEA, Libras, Linguagem.
Comissão Organizadora
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Me. Thiago Bruno de Souza Santos (UFAL)
Comissão Científica
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Anderson Almeida da Silva (UFPE)
Dr. Bruno Gonçalves Carneiro (UFT)
Dra. Camila Tavares Leite (UFU)
Dr. Charley Pereira Soares (UFMG)
Dra. Dayane Celestino de Almeida (Unicamp)
Dr. Guilherme Lourenço de Souza (UFMG)
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dra. Lígia dos Santos Ferreira (UFAL)
Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL)
Dra. Miriam Royer (UFCA)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Dra. Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima (UFAL)
congressointernellis@gmail.com
Publicação dos anais do II Congresso Internacional de Estudos em Linguística de Línguas de Sinais | Internellis - celebrando os 10 anos do curso de Letras-Libras da UFAL.
ISBN: 978-65-01-25702-0